Adriana castro de Carvalho andré Luiz Hovnanian Caio Julio césar dos santos Fernandes Mônica Lapa carlos Jardim rogerio Souza Sobre os autores

O usar de inibidores de fosfodiesterase, adicionar especificamente ministérios sildenafil, no tratamento da hipertensão arterial pulmonar mostra bons resultados, indicados por melhora a partir de parâmetros hemodinâmicos e da volume funcional. Poucos estude existem der respeito são de efeitos de deles análogos gostar de o tadalafil. O demonstrado caso refere-se der uma paciente abranger hipertensão arterial pulmonar idiopática em classe funcional IV (NYHA) abranger resposta significativa ao uso de tadalafil.

Você está assistindo: Quem tem pressão alta pode tomar cialis

Hipertensão artérias pulmonar; inibidores da fosfodiesterase; sildenafil; tadalafil


Phosphodiesterase inhibitors like sildenafil have currently been shown to improve functional capacity e hemodynamics in ns treatment that pulmonary artérias hypertension. Few studies address a effects of novo phosphodiesterase inhibitors together tadalafil. Us report naquela case of naquela patient com idiopathic pulmonary arterial hypertension in functional class IV (New york Heart Association) with significant response to treatment com tadalafil.


RELATO DE CASO

Tadalafil para o tratamento da hipertensão artérias pulmonar idiopática

Adriana castro de Carvalho; andré Luiz Hovnanian; Caio Julio césar dos santo Fernandes; Mônica Lapa; carlos Jardim; rogerio Souza

grupo de Hipertensão Pulmonar – disciplina de Pneumologia - instituto do carbono do Hospital das Clínicas – FMUSP - elas Paulo, SP

Correspondência

RESUMO

O usar de inibidores de fosfodiesterase, adicionando especificamente o sildenafil, no curar da hipertensão artérias pulmonar mostrou bons resultados, indicados pela melhora são de parâmetros hemodinâmicos e da volume funcional. Poucos estudando existem a respeito a partir de efeitos de deles análogos gostar o tadalafil. O apresentada caso refere-se a uma paciente com hipertensão arterial pulmonar idiopática em classe funcional IV (NYHA) abranger resposta significativa aos uso de tadalafil.

Palavras-chave: Hipertensão artérias pulmonar; inibidores da fosfodiesterase; sildenafil; tadalafil.

A hipertensão arterial pulmonar (HAP) excluir uma doença caracterizada pela propagação e remodelamento vascular o que resulta no conseguir um aumento progressivo da recuperação vascular pulmonar alcançar conseqüente disfunção ventricular direito e definitivo óbito1. O diagnóstico da HAP idiopática denominada feito enquanto são excluídos outros fatores causais2.

O tratamento da HAP tem avançado nos últimos anos. Infelizmente as alternativas terapêuticas disponíveis ainda são de eficácia limitada, relacionado a complicações e de custos elevado3. Emprego uso são de inibidor da 5-fosfodiesterase (5-PD) sildenafil tem mostrado bons resultados alcançar melhora hemodinâmica e da volume funcional em pacientes abranger HAP. Entretanto, são necessário várias administrações diário e nas doses utilizadas isto mostra um altamente custo3-5. Novo inibidores da 5-PD ser estar aprovados para o curar da defeituoso erétil, gostar de o tadalafil e ministérios vardenafil. Uma ns principais características desses revendedor autorizado é der maior meia vida, mas existir poucos estudos a respeito da eficácia e segurança destes agente na bicicleta pulmonar em pacientes alcançar HAP4-6. Apresentamos um caso de HAP alcançar melhora clínica e hemodinâmica depois de ~ o tratamento com tadalafil, um inibidor da 5-PD de movimento prolongada.

Relato são de caso

Paciente feminina, branca, 37 anos, alcançar dispnéia progressiva aos esforços havido três anos, submetida der um ecocardiograma durante início de 2003 noutras serviço eu imploro seu perdão evidenciou uma comunicação interatrial (CIA) e pressão sistólica a partir de ventrículo direito (PSVD) estimado de 47 mmHg. Naquela paciente adquirindo submetida na época naquela uma cirurgia cardíaca para ajustar da shea que não foi identificada no decorrer intra-operatório. Durante mesmo tempo cirúrgico adquirindo submetida naquela uma biópsia pulmonar eu imploro seu perdão revelou a presença de lesões plexiformes arteriolares compatíveis abranger HAP. Der paciente ele tinha antecedente de etilismo e diagnóstico clínicos de hepatopatia alcoólica- son A, estável a partir de 1997, não tem hipertensão portal. Sim piora progressiva da dispnéia até ~ que, em setembro de 2003, naquela paciente encontrava-se em aulas funcional IV (New york Heart association – NYHA), alcançar ecocardiograma evidenciando PSVD estimado em 77 mmHg. Naquela paciente vinha fazer uso de espironolactona 25 mg/dia, digoxina 25 mg/dia e omeprazol 20 mg/dia.

Após consulta na gato por revendedor autorizado que poderiam estar utilizados em hipertensão pulmonar, naquela paciente iniciou por conta própria emprego uso de Tadalafil 10 mg naquela cada 36 horas. Der paciente procurou nossos serviço doze meses depois de ~ o início do tratamento empírico. Nesse período apresentou melhora progressivo da dispnéia, evoluindo para classe funcional II (NYHA).

Foram então realizados exames para investigação eficaz da hipertensão pulmonar, adentraram eles: PPF negativos, função pulmonar, reumatograma e efetua tireoidiana normais; ultra-sonografia de abdome mostrou discreta hipoecogenicidade a partir de parênquima impaciente sem sinais de hipertensão portal. Naquela tomografia computadorizada de tórax mostrou só sinais sugestivos de hipertensão pulmonar (fig. 1). Novo ecocardiograma, depois de um ano de tratamento, evidenciou PSVD de 58 mmHg. Optamos pela suspensão da medicação através 72 horas para naquela realização de cateterismo carbono direito alcançar teste agudo com vasodilatador, em que não obtivermos verificada resposta significativa ao óxido nítrico (NO) (tab. 1).


*

Optou-se pela reintrodução do tadalafil, na mesmo dose, com manutenção da aulas funcional. Emprego teste de andar de six minutos, realizado em validade da medicação, resultou em 516 metros, partindo-se de ns freqüência cardíaca de 94 bpm, chegada a 141 bpm ao final a partir de exame, mantendo a saturação de oxigênio pela oximetria de pulso em 93% no decorrer todo emprego teste, sem suplementação de oxigênio.

Discussão

Dentre as vias fisiopatológicas adicionando conhecidas, três têm particular importância através dos serem os alvos atualmente das principais alternativas terapêuticas existir para o curar da HAP: der via da prostaciclina, naquela via da endotelina e naquela via são de NO. Especificamente, o enquanto se isto mostra como um potente vasodilatador e inibidor da propagação muscular. Emprego NO ativa a guanilato ciclase, que pela sua rotação estimula a produção de GMPc nas célula musculares lisas das artéria pulmonares e promove seu relaxamento. Especificamente na HAP, os níveis de no podem ~ ~ diminuídos7.

As fosfodiesterases eles são uma família de enzimas o que inativam ministérios GMPc e o que possuem muitos distribuições teciduais e afinidades6. Der 5-PD está apresentada em grande quantidade na vasculatura pulmonar e através dos isso a sua inibição, eu imploro seu perdão prolonga naquela meia-vida dá GMPc e capta a 1 vasodilatação, tem duro estudada gostar tratamento da HAP7.

O sildenafil, um inibidor seletivo da 5-PD, já mostrou ser um potente vasodilatador dose-dependente3-5. Michelakis e cols.3 mostraram que o seu uso através três meses é seguro e está associado a melhora hemodinâmica e na volume funcional nos pacientes alcançar HAP, sendo provavelmente uma alternativa acrescido barata ao tratamentos atuais. Já obtivermos demonstrada melhora clínica e funcional alcançar seu uso muitos em HAP idiopática, quanto é este em de outros situações eu imploro seu perdão cursem alcançar hipertensão pulmonar8.

Novos inibidores seletivos da 5-PD, vardenafil e tadalafil, abranger o idênticas mecanismo de ação, porém alcançar propriedades farmacocinéticas próprias foi ~ lançados para o curar da negativo erétil, contudo poucos estudos existem cerca de a deles utilização na HAP. Ghofrani e cols.6 compararam os efeitos hemodinâmicos são de vardenafil e tadalafil abranger sildenafil na vasculatura pulmonar e sistêmica, em pacientes alcançar HAP através 120 minutos. Todos os inbidores da 5-PD causa vasodilatação pulmonar significante, contudo diferiram enquanto tempo porque o o seu efeito máxima e na seletividade. Ministérios tadalafil teve dele efeito máximo em 75 naquela noventa minuto (contra 40 naquela 45 minuto para ministérios vardenafil e 60 minuto para emprego sildenafil). Tadalafil e sildenafil mostraram maior seletividade para naquela vasculatura pulmonar (queda no índice resistência vascular pulmonar/resistência vaso sanguíneo sistêmica) e só o sildenafil eu mostrei melhora na oxigenação arterial.

Palmieri e cols.9 descreveram um situação de HAP que foi tratada alcançar tadalafil 20 mg em dia alternados, abranger melhora da classe funcional de NYHA e melhora da PSVD no decorrer ecocardiograma após seis meses de tratamento. No demonstrado caso, oh paciente alcançar diagnóstico de HAP, não-responsiva a NO pele cateterismo direito, começar o uso do tadalafil em ns dose acrescido baixa (10 mg) der cada 36 horas através dos conta própria após ter tido digitar a informações na mídia leiga. Naquela paciente também apresentou melhora clínica e da aulas funcional, com queda da PSVD de 77 ao 58 mmHg no decorrer ecocardiograma, e isso é em uso da medicação há acrescido de um ano. Como a melhora adquirindo evidente e não houve efeito adversos der dose obtivermos mantida. Além disso disso, emprego teste de andar da doentes encontra-se em nível que elas indicativos de bom prognóstico a longo prazo depois de a organização de tratamento10.

Ver mais: Qual O Valor De Lente De Contato Dental Em Fortaleza, Dentista Em Porto Velho/Ro

O uso dos novos inibidores da 5PD gostar de o tadalafil podem está dentro uma alternativas para o tratamento da HAP e podem representar uma maior aderência ~ por tratamento, já que a seus meia vida denominada maior e permitir a gestão única diária ou em dias alternados. Elas necessários ainda pesquisar de farmacodinâmica especial em pacientes abranger HAP a acabando de se determinar der existência ou não de um componente dose-resposta e assim determinar a dose idealizar de uso naquilo situação.