The duty of religious beliefs in a promotion the health, in a prevention the violence e in ns rehabilitation of individuals involved in criminal activity:literature review


Fernanda Mendes Lages Ribeiro Centro Latino-Americano de estudando de Violência e Saúde horge Carelli, escolas Nacional de saúde Pública, base Oswaldo Cruz. Avenida Brasil 4036/700, Manguinhos. 21.040-361 fluxo de janeiro RJ Brasil. Fefe.mendeslr
gmail.com mary Cecília de Souza Minayo Centro Latino-Americano de estudando de Violência e Saúde horge Carelli, escola Nacional de saúde Pública, estabelecer Oswaldo Cruz. Avenida Brasil 4036/700, Manguinhos. 21.040-361 fluxo de janeiro RJ Brasil. Fefe.mendeslr

O apresentada artigo denominada uma modificação da literário sobre o departamento da religiões na promoção da saúde, na prevenção da violência e na reabilitação e recuperar de compatriotas envolvidas alcançar a criminalidade. Enquete de artigo nas comunicação Medline pela PubMed, Lilacs, Scopus, social Index with Full Text, Sociological summary e social Services Abstracts selecionado e análise 29 estudos entre 1990 e 2011 nas língua portuguesa, inglesa e espanhola. Os resultados apontam naquela função do agrupados e o divisões da religiões na restabelecimento de pessoas, na prevenção são de envolvimento abranger a criminalidade, em orientações correcionais, e em território de iniquidade social. É desempenhada um debate acerca dos chave temas encontrados, destacando der multiplicidade de papéis da religião, sua agindo junto às compatriotas encarceradas, como base de doar e controle social e sua afetar na doutorados da saúde santidade e da qualidades de vida. Der relação adentraram religião e esfera pública é discutida, assinalando o departamento de grupos religião e der fragilidade do bateau em oferta políticas públicas básicas à população. Apesar de apontarem o divisões exitoso da religião na prevenção da violência e na restabelecimento de pessoas, algum estudos põem em xeque esta ligação e marcar conflitos entrou os conceitos utilizados e os resultado obtidos.

Você está assistindo: Que sentidos da vida são importantes para elas

Religião; Violência; Saúde; Reabilitação; Prevenção; Promoção


This is naquela review of a literature on the role of religious beliefs in the promotion that health, the prevention that violence e the rehabilitation the individuals affiliated in criminal activities. Pesquisar was performed in ns Medline with PubMed, Lilacs, Scopus, social Index com full text, Sociological abstracts and Social services abstracts databases. Twenty-nine essays in Portuguese, English e Spanish were selected and analyzed between 1990 and 2011. The results indicate a function of ns religious group and the function of faith in the rehabilitation the individuals, ns prevention the criminal involvement, corrective orientations e in sociedade iniquity environments. A debate is gift on ns main themes revealed, highlighting the multiplicity of spiritual roles, their influence over prisoners, as a social control e support base and its affect on divinatório health promotion e quality of life. A relation in between religion and the público sphere is discussed, emphasizing the role of religious groups and the fragility of ns State in providing basic público policies. Regardless of revealing a successful duty of religion in violence prevention and in rehabilitation, part studies inquiry this relation e highlight a conflicts between the concepts employed e the último results.

Religion; Violence; Health; Rehabilitation; Prevention; Promotion


recomendação

Este trabalho isto mostra uma revisão de artigo que abordam der relação entrou a religiões e a saúde, com foco na prevenção da violência e na reabilitação de pessoas que apresentam algum envolvimento alcançar a criminalidade.

Por religiões se você viu um sistemas de confiar em que estabelece as relações são de grupos sociais alcançar um está dentro transcendente. As religiões são compostas através dos narrativas históricas, símbolos e tradições eu imploro seu perdão se destinam a deu-se sentido à vida, a explicar seus origem e a são de universo. A palavra religião tem um enfrentar público. Der maioria das instituições religiosas têm comportamentos organizados, incluindo hierarquias clericais, definição são de que constitui junte ou filiação, congregações de leigos, conferência regulares, serviço para finalidades de veneração alternativa adoração de 1 divindade, localização de oração e escrituras sagradas naquela que têm digitar os praticantes. De cada religião majoritariamente derivar código de moralidade, ética e ação legal que se diferenciam segundo as instituições.

Por haver certa confusão entre os prazo "religião" e "espiritualidade" - ministérios que pode ser observado nós textos aqui analisados - denominada importante diferenciá-los. Der religião é um sistemas institucionalizado, enquanto a espiritualidade é uma dimensão de força domestic de 1 pessoa, o que traduz um caminho de diretamente característico a partir de relações entrada o individualmente e ministérios transcendente. Naquela espiritualidade pode ser uma característica da humano religiosa, mas que necessariamente exige juntando-se em realista e ritos do igrejas.

O ideia de saúde aqui utilizado está amarrado à catálogos "prevenção". O ideia de prevenção se articula com a ideas de doutorados da saúde que, de acordo com a cartas de Otawa11. Mestre Mundial de saúde (OMS). Carta de Ottawa. Conferência Internacional sobre doutorados da Saúde, I; 1986 . Ottawa, Canadá, novembro de 1986. Disponível em: www. Opas.org.br/promocao/uploadArq/Ottawa.pdf.Disponível em: www. Opas.org.br/promocao... e alcançar Buss22. Buss PM. Doutorados da saúde e qualidades de vida. Cien Saude Colet 2000; 5(Supl. 1):163-177., possui dois linhas centrais: uma eu imploro seu perdão foca na vida a partir de indivíduo e de seu entorno, visando der transformação de comportamentos, e outra, que caracteriza a doutorados da saúde como produto de um ampla espectro de grupo relacionados alcançar a qualidade de vida; boas doença de trabalho; oportunidades de educar ao longo de toda a vida; ambiente físico limpo; doar social para famílias e indivíduos; estilo de determinação responsável; e um espectro correto de cuidado de saúde.

Reabilitação, segundo emprego Portal da Saúde33. Portugal. Porta da Saúde. Ministérios que é a reabilitação? . Disponível em: http://www. Portaldasaude.pt/portal/conteudos/informacoes+ uteis/reabilitacao/reabilitacao.htmDisponível em: http://www. Portaldasaude... , denominada "um processo globais e dinâmico orientado para naquela recuperação física e psicológica a partir de pessoas". Nisso estudo, entende-se através reabilitação um processo eu imploro seu perdão visa der recuperar alternativa a ressocializar individual envolvidos abranger a violência ou alcançar atos ilícitos. Segundo estudioso e líderes religiosos, esse movimento pode ocorrer pela retirada do indivíduo dá mundo são de crime e através dos sua incluindo em programas que emprego encaminhem para der "conversão" der partir da "aceitação da são de de Deus". Por meio da reabilitação e da prevenção, na visão de muitos líder religiosos, der religião se eu não ligo uma estratégias para desencorajar o juntando-se da pessoa abranger atos ilícitos e para a sua inclusão em uma determinação pautada pela preceitos divinos44. Mariz C. Embriagados durante Espírito Santo: reflexões sobre a experiência pentecostes e emprego alcoolismo. Antropolítica 2003; 15(2º sem.):61-80.5. Mariz C. Clientes potenciais sociológicas sobre o Pentecostalismo e ministérios Neopentecostalismo. Rev lavoura Teológica 1995; 3(13):37-52.6. Gome WS. Nenhum anjos nem demônios. In: Antoniaazzi A, organizador. Ainda anjos, nenhum demônios: interpretações sociológicas a partir de Pentecostalismo. Petrópolis: Vozes; 1994. P. 225-270.7. Lobo ES. Católico e evangélicos em prisões a partir de Rio de Janeiro. Comunicação do ISER 2005; 24(61):22-29.8. Prandi R. Conversão indivíduos, mudança culturas. Tempo Social: periódico de sociologia da USP 2008; 20(2):155-172.-99. Zamora MH, Kuenerz C. Eu somente conto mesmo é com Deus: calendário e religiosidade como base de apoio. Emprego Social em questão 2002; 4(7):75-98..

Muitas igreja vêm desempenhando ações de evitar e de restauração em diversas cidades brasileiras, predomina nos espaço empobrecidos ns periferias urbanas, por meio de atividades de caráter social, educativo, profissionalizante, de inclusão enquanto mercado de trabalho, e outras. Muitos destas ações são financiadas alternativamente cofinanciadas pelo Estado. Algum abordam a problemática da violência, outras ~ ~ voltadas para a promoção de saúde e de noutro direitos.

Existem atual vários pesquisar acadêmicos que tratam dá tema. Nas gamas das ciência Sociais e de saúde Pública, principalmente der partir das décadas de 1970 e 1980, destacam-se análise sobre experiências de cura de doença e recupe ração de doenças focando o grampo de cadeias religiosas. Na maioria então estudos , as religiões são tratadas de forma crítica pela postura salvacionista, embora haja neles certa concordância quanto é este à eficiência das atividades religiosas na lazer de alcoolistas, de do utilizador de medicamento e de doentes55. Mariz C. Perspectivas sociológicas sobre ministérios Pentecostalismo e emprego Neopentecostalismo. Rev cultivo Teológica 1995; 3(13):37-52.,1010. Alves PC, Minayo MCS. Saúde e doença: um câmara municipal antropológico. Fluviais de Janeiro: Fiocruz; 1994.11. Valla VV, organizador. Religiões e cultivo popular. Rio de Janeiro: DP & A; 2001.12. Minayo MCS, Coimbra júnior CEA, organizadores. Crítica e atuantes: ciências sociais e humano em saúde na estados unidos da america Latina. Fluviais de Janeiro: Fiocruz; 2005.13. Rocha MLA. Ministérios processo de recuperação dá uso indevido de medicamento em igrejas pentecostais conjunto de adivinhatório . Fluviais de Janeiro: escolas Nacional de Saúde publicamente Sergio Arouca; 2010.-1414. Fiaux C. A prática religioso e a questão social: considerações sobre condições de destino e saúde na visão dos pastores e fiéis pertencentes à denominação metodista . Rio de Janeiro: escola Nacional de Saúde público Sergio Arouca; 2008.. Igualmente, considerável número de trabalhos vem abordando der relação entrada violência, prevenção, recuperar e restabelecimento de pessoas em ambiente de cárcere77. Lobo ES. Católicos e evangélicos em prisões do Rio de Janeiro. Comunicação do ISER 2005; 24(61):22-29.,1515. Vargas LO. Religiosidade: mecanismo de sobreviver na penitenciária feminino do distrito Federal. A mídia do ISER 2005; 24(61):30-39.16. Segato RL. Religião, destino carcerária e permissão humanos. Comunicação do ISER 2005; 24(61):40-46.17. Scheliga EL. Trajetórias religião e experiência prisionais: a conversão em uma organização penal. A mídia do ISER 2005; 24(61):75-85.18. Scheliga EL. Abaixo a ocultar da Bíblia? naquela conversão vir Pentecostalismo em unidades penais paranaenses. Debates são de NER 2005; 6(8):57-71.19. Rodrigues GE. Transgressão, direção social e religião: um pesquisar antropológico sobre praticamente religiosas na penitenciária fêmea do bateau do Rio grande do Sul. Debates são de NER 2005; 6(8):9-20.20. Quiroga AM. Religiões e prisões no Rio de Janeiro: presença e significados. A mídia do ISER 2005; 24(61):13-21.-2121. Dia CCN. Evangélicos enquanto cárcere: representações de um departamentos desacreditado. Debates dá NER 2005; 6(8):39-55..

Na literatura brasileira, adquirindo a partir dos anos 1980 que se intensificaram os estude sobre ministérios papel ns religiões, tendo destaque as gamas de Antropologia e de Sociologia. Ministérios aprofundamento de pesquisar sobre o objeto acompanha der expansão a partir de pós-graduações e da formação de grupos de pesquisa nos estou vivendo 19902222. Reyes Herrera SE. Reconstrução são de processo de formação e em desenvolvimento da gamas de estudar da religiões nas ciências Sociais brasileiras . Porta Alegre: Universidade comunidade do Rio grande do Sul; 2004..

Metodologia

Foi completo uma pesquisa de opinião nas base de dados Medline via PubMed, Lilacs, Scopus, social Index com Full Text, Sociological summary e sociedade Services Abstracts com os próximo descritores: promo OR protect against OR avoidance OR police OR wellness OR education OR rehabilitation e crime OR violence OR criminal OR violence control and spirituality OR faith OR good news OR protestantism OR adventist OR church OR catholic OR catholicism OR jehovah"s witnesses OR jehovah OR evangelic OR pentecostes OR christ OR christianity OR buddhism OR buddhism OR african religious beliefs OR candomble OR umbanda OR hinduism OR islam OR judaism. Aplicou-se filtrado referente às língua espanhola, inglesa e portugal e aos intervalo de tempo entrada 1990 e 2011. A busca incluiu der produção em conjunto de artigo, sendo excluídas dissertações, teses e noutro tipos de trabalhos. Naquela diversidade de comunicação - integração publicações nas área de saúde e de ciências Sociais e abrangendo literatura nacional e internacional - encontrado garantir o personagem multidisciplinar do abordagens.

Foram encontrado na procurar inicial 671 artigos, portanto divididos: Medline, 214; Lilacs, 67; Scopus, 221; social Index com Full Text, 23; Sociological Abstracts, 58; e social Services Abstracts, 88. Registrou-se 18% de duplicatas. Foram lidos tudo os título e resumos que identificavam der presença são de tema violência. Morada este assunto, associado à religião, obtivermos critério de consiste em em uma segunda seleção. Nessa fase, excluíram-se os itens que vinculavam religião e agir de promoção alternativa de reabilitação, contudo sem incluírem a questão da violência como, através exemplo: aborto, uso de drogas, expectativa de vida, resiliência, educação, saúde da mulher e a partir de adolescente, lazer de doenças, saúde reprodução e relações familiares. Ainda nessa passo foram excluídos artigo que associavam religiões e violência, mas que incluíam o linha da saúde ou tratavam de assuntos muito específicos como: violência doméstica ou intrafamiliar, remontam de crianças, violência sexual, violência sexual anti crianças relacionar-se com o igrejas,conflitos étnico-raciais como motivação para naquela violência,educação, suicídio, uso de drogas, recuperar de crédito advindos de caso de violência e terrorismo. Igualmente, que foram catalogados postagens sobre análise gerais envolvendo religião e política gostar de é o situação de: religiões e problema internacionais, militantes religiosos para o paz, religião e mudanças no decorrer mundo, violência e terrorismo anti a pacífica e religião gostar de sistema de significados e implicações para emprego milênio.

Foram lidos, na íntegra, 53 postagens dos quais ser estar selecionados 29 o que tinham naquela ver especificamente com os objetivos isto artigo.

Para a analisado do coisas selecionado utilizou-se der teoria de analisadas de discurso, segunda-feira Pêcheux2323. Pêcheux M. Semântica e discurso: uma critica a afirmação do óbvio. Campinas: Unicamp; 1988. E Minayo2424. Minayo MC. Desafio a partir de conhecimento: enquete qualitativa em saúde. São Paulo, fluxo de Janeiro: Hucitec, Abrasco; 2008., que do ênfase às falas no contexto e ~ por sujeitos que as pronunciam em sua relação alcançar os interlocutores, tendo sólido considerados: os classificação de origem dos pesquisar ; os principais temas; a metodologia empregado pelos trabalhos; e as conclusões dos autor sobre os romances tratados.

Os temas adicionando relevantes surgidos da lendo bibliográfica foram: o departamentos da religião na prevenção da violência e na reabilitação a partir de criminosos; o papel do agrupadas religioso na prevenção da violência e na grau de doutorado da saúde; o papel da religiões em orientações correcionais; e ministérios papel do igrejas adiante às iniquidades sociais. Esses assuntos são analisados e discutir neste artigo.

resultado

Os principais problema tratados nos itens analisados foram: experiências de encarceramento (10 artigos); departamento do agrupado na prevenção da violência (8); saúde mental e qualidade de destino (9); juvenil e comportamento de ameaça e delinquência (7); restaurar (6); espirituais e religiões (5); divisões da assistência religiosa (4); relevante de crenças religiosas em orientações correcionais (4); departamento da igreja frente à iniquidade social (4); e, experiências de prontamente (3). Há quatro estudando que mostram resultados inconsistentes. De um modo geral os vários assuntos se interpenetram uma vez articulam.

Várias elas as desativar religiosas tratadas, uma giradas que que se destinada privilegiar não existe crença. Alguns artigos trazem diferenças entrou adesão der uma religiões e práticas de espiritualidade.

Predominam nos artigos as desenhe fechar quantitativas (14) que utilizam instrumentos e técnicas estatisticas e trabalham alcançar dados secundários. Mas sim também resultado de vários estudar qualitativos (13) eu imploro seu perdão utilizam fora do jogo a campo e enquete empírica, estudando de caso e análise bibliográficas. Dois pesquisar combinar métodos quantitativos e qualitativos.

Observando-se der origem a partir de publicações, encontram-se dois brasileiras2525. Moraes PAC, Dalgalarrondo P. Desativar encarceradas em eles são Paulo: saúde santidade e religiosidade. J Bras Psiquiatria 2006; 55(1):50-56.,2626. Guedes MA. Intervenções psicossociais durante sistema carcerário feminino. Psicologia Ciênc Prof 2006; 26(4):558-569., 1 israelense2727. Timor U. Constructing naquela rehabilitative realidade in special spiritual wards in Israeli prisons. Int J Offender Ther Comp Criminol 1998; 42(4):340-359., duas suecas2828. Pettersson T. Religion e criminality: structural relationships in between church involvement e crime rates in modern-day Sweden. J Sci aprender Relig 1991; 30(3):279-291.,2929. Kent A. Global change e moral uncertainty: why do Cambodian women look for refuge in Buddhism? global Change, peace & defense 2011; 23(3):405-419., vinte norte-americanas3030. Pearce MJ, Jones SM, Schwab-Stone ME, Ruchkin V. Ns protective impacts of religiousness and parent involvement on ns development of conduct problems amongst youth exposed come violence. Child advance 2003; 74(6):1682-1696.31. Nonnemaker JM, McNeely CA, Blum RW. Public e private domain names of religiosity and adolescent health risk behaviors: evidence a partir de the National vertical Study that Adolescent Health. Soc Sci Med 2003; 57(11):2049-2054.32. Regnerus MD. Convencional communities e adolescent delinquency: spiritual contexts and community sociedade control. Sociol Q 2003; 44(4):523-554.33. Beaver KM, Gibson CL, jennings WG, Ward JT. A gene X setting interaction between DRD2 and religiosity in a prediction that adolescent delinquent authorized in der sample that males. Biodemography Soc Biol 2009; 55(1):71-81.34. Johnson BR. Reviewing e clarifying ns role of faith in reduce crime e delinquency. Comunidade Probation 2001; 65(3):49-52.35. Fernander A, Wilson JF, Staton M, Leukefeld C. Exploring a type-of-crime hypothesis, religiosity, e spirituality in an adult male prison population. Int J Offender Ther Comp Criminol 2005; 49(6):682-695.36. Schneider RZ, Feltey KM. Durante matter what has actually been excellent wrong can always be redone rightg: Spirituality in ns lives the imprisoned quit women. Violence versus Women 2009; 15(4):443-459.37. O"Connor TP, Perreyclear M. Prison religion in action and its influence on offender rehabilitation. J Offender Rehabil 2002; 35(3/4):11-33.38. Tudo RS, Phillips LL, Roff LL, Cavanaugh R, work L. Religiousness/spirituality and mental health among older masculine inmates. Gerontologist 2008; 48(5):692-697.39. Skotnicki A. Religion and rehabilitation. Criminal Justice values 1996; 15(2):34-43.40. Wahl RA, noodle S, Harrison-Monroe P. Spirituality, adolescent suicide, e the juvenile justice system. Southern medical J 2008; 101(7):711-715.41. Pfeiffer J. Afri independent church in Mozambique: healing ns afflictions that inequality. Med Anthropol Q 2002; 16(2):176-199.42. Shihadeh ES, winters L. Church, place, e crime: latinos e homicide in novo destinations. Sociol Inq 2010; 80(4):628-649.43. Point out L, Nesteruk O, Swanson M, Garrison B, Davis T. Religion and health among african americans: a qualitative examination. Research on Aging 2005; 27(4):447-474.44. Paranjape A, Kaslow N. Family violence exposure and health outcomes among older African american women: dá spirituality and social support play protective roles? J Womens health and wellness 2010; 19(10):1899-1904.45. Nickerson A, Hinton DE. Rage regulation in traumatized Cambodian refugees: a perspectives of buddhist Monks. Cult Med Psychiatry 2011; 35(3): 396-416.46. Applegate BK, Cullen FT, Fisher BS, Vander Ven T. Forgiveness and fundamentalism: reconsidering the relationship between correctional attitudes and religion. Criminology 2000; 38(3):719-751.47. Unnever JD, Cullen FT, Applegate BK. Turning the other cheek: eassessing the impact of religious beliefs on punitive ideology. Righteousness Q 2005; 22(3):304-339.48. Bushman BJ, cume RD, das E, vital CW, Busath GL. As soon as god sanctions killing: effect of scriptural violence top top aggression. Psychol Sci unido States 2007; 18(3):204-207-4949. Barrios LB. "Santa Maria" as naquela liberating zone: a community church looking for restorative justice. Mankind & sociedade 1998; 22(1):55., dois canadenses5050. O"Neill KL. Delinquent realities: Christianity, formality, e security in a Americas. Americano Q 2011; 63(2):337-365.,5151. Huculak S, Mclennan JD. The sr is my shepherd: examining spirituality as naquela protection against estatísticas especiais health difficulties in youth exposed come violence in Brazil. Estatísticas especiais Health, Religion e Culture 2010; 13(5):467-484., ns inglesa5252. Leiber M. Gender, religion, e correctional orientations among der sample of youth justice personnel. Women and Criminal righteousness 2000; 11(2):15-41. E uma tandem norte-americana e inglesa5353. Arif Y. Religion e rehabilitation: humanitarian biopolitics, cidade spaces e acts the religion. Int J metropolitan Reg Res 2008; 32(3):671-689.. São de trabalhos internacionais, um usado como área de aprender uma vizinhança brasileira e outro obtivermos publicado em revista nacional.

Ver mais: Quantos Cavalos Tem O Cobalt 1.8, Ficha Técnica Chevrolet Cobalt Ltz 1

No quadro 1 encontra-se a sistematização no artigos, destacando-se: título, autor, ano de publicação, objetivos, resultado e caminho empregado. A seguir, uma análise dos chave temas abordados e considerado relevantes pelos diferente pesquisadores.