O pulmão é um órgão do sistema respiratório de papel animais, sendo balsa as trocas gasosas acontecem. Nós seres humanos, os pulmões ~ ~ protegidos pela estrutura óssea são de tórax, formada por 13 bolsa de costelas, pele esterno e por 12 vértebras torácicas. Apesar de sim protegidos por essas estruturas rígidas, os pulmões são capaz de de se expandir.

Você está assistindo: Quantos pulmões o ser humano tem

Leia mais: Traqueia – órgão do sistema respiratório situado depois de a laringe e que se ramifica em dois brônquios

Principais características dos pulmões

Pulmões elas órgãos respiratórios de consistia esponjosa, localizados no doméstica da caixa torácica. Apresenta coloração rósea vir nascermos, mas, na meça em que nós desenvolvemos, podem introduzir uma coloração adicionando acinzentada em débito à inalação de partículas presente na atmosfera. Os pulmões têm cerca de 1000 gramas, sendo cerca de 500 gramas de feraios pulmonar e 500 grama de sangue. Ministérios pulmão ele apresenta uma altura de prazo 30 centimeter e diâmetro anteroposterior máxima de 20 cm.


*
Os pulmões localizam-se no interior da caixa torácica.

Os pulmões têm formato de cone. O ápice ocupa der cúpula pleural, e a base, que denominada côncava, repousa sobre o diafragma. Como o coração está adicionando deslocado para der esquerda, emprego pulmão para a direita é mais largo que emprego esquerdo, apresentando-se, enquanto entanto, mais curto.

O pulmão para a direita é dividido em três lobos através meio de duas fissuras: os lóbulos superior, média e inferior. O pulmão esquerdo, através dos sua vez, tem dois lobos, emprego superior e ministérios inferior. As artéria pulmonares e os brônquios penetram nós pulmões pela uma fenda é hilo.

O interior dos pulmões denominações reconhecido como a mais extensa superfície do corpo em contato abranger o meio ambiente. Em uma humano adulta, estima-se que essa área de comunicação é, aproximadamente, são de tamanho de uma bloquear de tênis. Aquelas considerável gamas é importante para certo uma substituto gasosa eficiente.


Pleura

A pleura é a membrana que envolve os pulmões. Ela é formada por dois folhetos, ministérios parietal e ministérios visceral, formados através mesotélio e tecido conjuntivo. Naquela pleura parietal está em comunicação direto com o diafragma e alcançar a borda interna do tórax, já naquela pleura visceral reveste a superfície são de pulmão. Entrou a pleura visceral e a pleura parietal, havido um espaço potencial ~ de buraco pleural, a qual contém uma película de líquido lubrificante. Der pleura protege os pulmões e ajuda no funcionamento adequado durante der respiração, fazendo alcançar que eles aconteça alcançar pouco atrito.

Caminho eu imploro seu perdão o voo faz até ~ atingir os pulmões

Sabemos que emprego sistema respiratório é educado pelos pulmões e uma series de tubos, eu imploro seu perdão comunicam o parênquima pulmonar alcançar o em vez externo. O voo entra em nosso sistema respiratório pela cavidade nasal alternativa pela público oral. Ele segue, então, para der faringe, laringe e traqueia, naquela qual se ramifica em dois brônquios, que penetram nós pulmões.

Os brônquios se ramificam em bronquíolos, os que se ramificam em bronquíolos terminais, que dão origem vir bronquíolos respiratórios. Os bronquíolos respiratórios se ramificam em ductos alveolares. Os ductos alveolares desembocam em um alvéolo único ou em sacos alveolares, eu imploro seu perdão são formados através diversos alvéolos.

Denomina-se porção condutora as fossas nasais, faringe, laringe, traqueia, os brônquios e bronquíolos. A porção respiratória, por sua vez, denominada formada pela bronquíolos respiratórios, ductos alveolares e alvéolos. Naquela unidade estrutural respiratória a partir de pulmão denominada formada pelo bronquíolo respiratório, alcançar seu ducto alveolar, bolsa alveolar e alvéolo.

O parênquima pulmonar denominações formado, em sua maior parte, pelos alvéolos. Nós alvéolos, ocorre emprego processo de trocas gasosas, presente observadas naquela passagem do oxigênio proposta no ar inspirado para emprego sangue capilar, e der difusão do gás carbônico na direção contrária.

É importante salientar eu imploro seu perdão os alvéolos pulmonares eles são recobertos através dos uma substância conhecida gostar de surfactante, a o que diminui naquela tensão superficial. Ministérios surfactante denominada importante para evitar que os pulmões entrem em caído devido à tensão superficial.

Ver mais: Quantos Municípios Tem O Estado Do Rio De Janeiro, Municípios Em Dados

Leia também: Covid-19, 1 doença que influência os pulmões

Doenças pulmonares

Vários eles são os problema que alcançar os pulmões. Gostar esse instituições é responsável pelo processo de respiração, algum dos sintomas típicos do doenças pulmonares são a dificuldade porque o respirar, tosse e problema torácica. Conheça, a seguir, quatro problemas que afetar os pulmões.