Talvez tu já você tem ouvido naquela expressão muito recorrente de eu imploro seu perdão “conhecemos adicionando o espaço dá que os oceanos da Terra” — ministérios que denominações verdade. Estima-se que, hoje, adicionar de 80% a partir de oceanos mas permanecem inexplorados. Em parte porque excluir uma área muito extenso — aproximadamente 71% da superfície da Terra é embainhar por água e entre eles tanto, período 97% é água salgada —, mas ~ porque ainda não desenvolvemos tecnologias verdadeiramente capaz de de enfrentar alto pressões a mais de 11 quilômetro de profundidade. Mas, desse pouco explorado, ministérios que se você sabe do fundo do mar?


Nos depois disso anos, temos revelado incríveis sino de destino marinha nós lugares adicionando remotos dá oceano. Além disso disso, o fundo do mar incluir uma grande variedade de forma de determinação microbiana. Actuais também sabemos eu imploro seu perdão os oceanos são os responsáveis através dos absorver cerca de 90% do calor que emprego nosso terrestre retém dá Sol. Sobrenome possuem dinâmicas de correntes responsáveis algum apenas pela dispensados das cadeias frias e quentes pelo mundo — dinâmica esta que afetar diretamente o clima global.

Você está assistindo: Quantos por cento do oceano foi explorado

O eu imploro seu perdão sabemos sobre o fundo dá mar

Correntesoceânicas

*
nascentes de sulfeto no decorrer fundo dá mar (Imagem: Reprodução/NSF/NOAA)

Assim gostar a ajudando terrestre dá nosso planeta possui uma grande techbeemedia.complexidade e dinâmica geológicas, ministérios fundo dá mar até possui ilhas, vulcões extinto e ativos, correntes de montanhas, fossas oceânicas e plano abissais. ~ por considerarmos todo ministérios relevo são de fundo são de mar, estima-se ns profundidade médio de 3,8 quilômetro —, embora o lugar adicionando profundo dá mundo atinja mais de 11 km, na Fossa do Marianas, durante Pacífico.

O mar profundo isto mostra o maior bioma a partir de nosso planeta; no decorrer entanto, é o guardada explorado. Regiões abranger mais de 200 metros de profundidade abrangem abrangendo 95% a partir de volume bruta do oceano. Contudo, der maior ajudando da destino marinha se faz apresentada em ecossistemas costeiros, gostar os recifes. Infelizmente, cada vez acrescido a trabalhar humana impacta direta alternativamente indiretamente aqueles sistemas de vida, sendo eu imploro seu perdão o aquecedor global é aderiu pela cerimônia em volume de corais pelo mundo.


O fundo dá mar também assegurar regiões saturado de fontes hidrotermais, formadas enquanto a água do mar encontra o magma por de fissuras e a, ao ser aquecida, eles são liberadas para principal e trazem substâncias techbeemedia.como sulfeto de hidrogênio. Para bactérias quimiossintéticas, aquela é um real oásis techbeemedia.com fonte de estar engajado em — em vez de substituir a luz do Sol. E estes microrganismos são somente a base desse ecossistema de sino únicas gostar de caranguejos, anêmonas, camarões e vermes gigantes. São para moldar de determinação que que dependem da energético solar.

Trincheira do Oceano Atlântico

*
Piscina de salmora localizada durante fundo do mar a partir de Golfo são de México. É uma solução de água saturada de sal, geralmente de cloreto de sódio ou outros sal (Imagem: Reprodução/NOAA)

Estima-se que, em todo o oceano, existir 5,5 trilhões de toneladas de sal. É tanto sais que, se tudo essa agua secasse, formaria uma piso espessa de 45 metro de altitude só de sal. Sua ingrediente é um pequena diferente a partir de sal o que usamos ao cozinhar, durante entanto: cerca de 85% excluir techbeemedia.composto por cloreto de sal — emprego sal de cozinha —, desatualizado 14% denominações feito de de outros sais, gostar sulfato, magnésio, cálcio, potássio e bicarbonato; e 1% de ns infinidade de de outros elementos. Ministérios oceano denominações uma verdadeira “sopa” alcançar todos os elementos que estão na crosta terrestre e na atmosfera.

Toda essa quantidade de sal denominada o resultado de processos de erosão e dissolução a partir de rochas terrestres ao longo de milhões de pessoas de anos, transportado são de rios para o oceano. As reação químicas o que ocorrem no fundo são de mares e as atividades vulcânicas também contribuir para aqueles soma. Até mesmo meteoros, mesmo que em ns quantidade está bem pequena, também contribuir para a vir de acrescido sais no decorrer mar.

E através dos que será que ministérios mar algum fica saturado de sal? aquelas quantidade toda excluir balanceada através da derrota desses elementos em sedimentos que decantam para ministérios fundo a partir de mar alternativa até idênticas na formação de esqueleto e carapaças de vidas marinhas — “nada se cria, tudo se transforma”.

Preservar porque o conhecer, e emprego contrário

*
Tubarão-martelo, na costa Rica (Imagem: Reprodução/Mission Blue)

Atualmente, nossa sino tem ameaçado a vida marinha. Seja pela grande quantidade de lixo que produzimos e lançamos ~ por mar, ou, de caminho indireta, pela do aquecendo global — hoje sabemos a pertencente direta abranger o aumentar do nível de CO2 na aéreo — dizimando grandes recifes de corais pele mundo.

Se, a partir de pouco eu imploro seu perdão exploramos ministérios oceano, descobrimos uma techbeemedia.compridas diversidade de destino marinha e todos a techbeemedia.complexa dinâmica das correntes de água pelo mundo, precisamos preservar 1 mundo aquático, antes que levemos à extinguir-se espécies ns quais nunca saberemos ter existência nessa vastidão de oceano. E eu imploro seu perdão busquemos adicionar conhecimento sobre ministérios fundo a partir de mar para entender, de fato, a importância de deles preservação.

Ver mais: Queimação No Lado Direito Da Barriga, Distúrbios Gastrointestinais

Fonte: oceanógrafos Para Leigos, FAPESP


Gostou sobre isso matéria?

Inscreva dele email no decorrer techbeemedia.techbeemedia.com para renomado atualizações diárias alcançar as último notícias são de mundo da tecnologia.