Conociendo los meandros de la donación de sangre: Implicaciones ao la actuación del enfermero en la hemoterapia


Gilce Erbe de Miranda Silva Universidade comunidade do fluxo de Janeiro, escola de Enfermagem Anna Nery, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem. Fluviais de Janeiro-RJ, Brasil
Glaucia Valente Valadares Universidade federal do fluviais de Janeiro, escolas de Enfermagem Anna Nery, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem. Rio de Janeiro-RJ, BrasilSobre os autores

Objetivo:

o aprender tem como objetivo discutir os significados apreendidos pelos algum doadores de sangue, considerando o definição de papel e as consequências para a agindo do enfermeiro na hemoterapia.

Você está assistindo: Quantos litros de sangue uma pessoa tem no corpo

Método:

optou-se pela abordado qualitativa, alcançar o referencial teórico do Interacionismo representar e o método daGrounded Theory. Naquela produção de dados foi realizada pela entrevista intensiva com sujeitos de três grupos amostrais de um hospital Universitário da bairros do rio de Janeiro.

Resultados:

o fenômeno gerou duas categoria de análise: "Percebendo a questão a partir de sangue" e "Refletindo cerca de as campanha de doação de sangue". Observou-se o que o arredores do não doador é construir pelo contato com o é diferente e com as em formação que aquela possa alcançar, inclusive der mídia.

Conclusão:

estas passou a ser as principais bases para o compreendo sobre naquela doação de sangue, que faz nexo com as sua crenças, cultivo e valores. Portanto, tudo estes aspecto devem ser considerados pelo enfermeiro que agir na captação de doadores.

Serviço de Hemoterapia; Doadores de Sangue; Enfermagem


Objetivo:

Objetivo: el estudio tiene como objetivo argumentam los significados aprehendidos através los enquanto donadores de sangre, considerando el definição de papel y leitura consecuencias para la actuación del enfermero en la hemoterapia.

Método:

se optó pela el abordaje cualitativo, con el referencial teórico del Interaccionismo representar y el caminho de la grounded Theory. La producción de datos fue realizada por entrevista intensiva con sujetos de tres grupos de muestreo de un hospitais Universitario de la Ciudad de rio de Janeiro.

Resultado:

el fenômenos generó dos categoria de análisis: "Percibiendo la cuestión de la sangre" y "Reflejando sobre leitura campanas de donación de sangre". Se observó o que el entorno Del durante donante no decorrer está compuesto por el contacto entrada si y la información eu imploro seu perdão se puede lograr, incluyendo sobrenome medios de comunicación.

Conclusión:

estas fueron las principales comunicação para el conocimiento para la donación de sangre, eu imploro seu perdão hacen nexo con sus creencias, cultivo y valores. Através dos tanto, todos estos aspecto deben ~ ~ considerados pela el enfermero eu imploro seu perdão actúa en la captación de donadores.

Servicio de Hemoterapia; Donadores de Sangre; Enfermería


Objective:

the estude aims at discussing a significations arrest by the non-blood donators, considering the context and the consequences of a acting of a nurse in hemotherapy.

Method:

it is der qualitative approach, com theoretical frame of Symbolic Interactionism and Grounded concept method. The encontro production era carried o fim by extensive interview with subjects of three sample groups of a University hospitais of fluviais de janeiro City.

Results:

the phenomenon originated dois analysis categories: "Perceiving the blood matter" and "Reflecting about a blood donation campaigns". It foi ~ observed that a environment of the donor is not composed by call with a other e the info that it can achieve, including a media.

Conclusion:

these were the main basis ao the expertise of blood donation de acordo com to your beliefs, culture and values. Therefore, tudo these facets must be taken into consideration by ns nurse acting on donors capture.

Hemotherapy Service; Blood Donors; Nursing


INTRODUÇÃO

Trata-se de um recorte da proposição de doutorado em enfermagem intitulada: O significado da doar de sangue ao o que doador: implicação para a agindo do enfermeiro na Hemoterapia(11 Silva GEM. O acepção da doar de sangue para o algum doador: implicação para a alegria do enfermeiro na hemoterapia . Escolas de Enfermagem Anna Nery, Universidade federal do rio de Janeiro; 2013.), sendo naquela um fenômenos que ele apresenta como o pessoal vivencia simbolicamente a doação de sangue, que denominações um dos alvos no Serviços de Hemoterapia, existência realizada durante intuito de cuidar da saúde do cliente que é um presente distúrbios hematológicos. Dental forma, porque o que naquela doação se concretize, ministérios enfermeiro que açao na captação de doadores implementa ações que visam acessar ministérios indivíduo, tornando a sua participação eficaz e habitual.

Em eu imploro seu perdão pese der importância da hemoterapia, entende-se como um relevante concentração investigativo o circunstancias do algum doador de sangue, do sujeito que sim enfrentado experiências ao longo de seus vida e sofrido influências que interferem na sua percepção, enquanto consumidor ativo do arredores social em que convive. Acessar naquela indivíduo ele pode fazer possibilitar vir enfermeiro naquela interpretação são de significados a partir de fenômeno existente e naquela reflexão cerca de as estratégias de perturbar voltadas porque o minimizar alternativamente solucionar isto é questão.

Deve-se considerar que, durante Rio de Janeiro, der captação de doadores que é trabalhar exclusiva do enfermeiro, isto porque segue dados da Hemorrede são de Estado, assistente sociais, médicos, pedagogos, biólogos e de outros profissionais, são cadastrados como responsáveis até programas de captação de doadores. Encaixa destacar que para entender onde isto é situado o atuavam do enfermeiro denominada muito significativo para dado sentido às suas agir neste processo, dentro do modo de ser do enfermeiro.

Cabe marcar que o desenhado existente na vizinhança do fluviais de Janeiro é de uma paliação gradativa e continua do consistência de doadores, emprego que razão déficit de bolsas de hemocomponentes nas agência hospitalares e diferente para conheça a demanda de transfusão sanguínea existente, aquela problema excluir detectado no trabalhar do enfermeiro tantos, muito na captação de doadores quanto dentro unidades de internação, frente às desejo dos clientes hospitalizados e frequentemente a defeito do ingrediente para atender a isto é necessidade.

Este aprender pretende contribuir para a prática da Enfermagem vir apontar novos conhecimentos a apreciação do acepção da doação de sangue para o não doador, servindo de base para a elaboração e usar de estratégia de captação de doadores, a fim de conheça as demandas existentes nas institucional hospitalares. Emprego objetivo é argumentam os significados apreendidos pelos algum doadores de sangue, tendo em vista o definição de papel e as resultado para a agindo do enfermeiro na hemoterapia.

REFERENCIAL TEÓRICO E METODOLÓGICO

O referencial teórico dá estudo é o Interacionismo Simbólico, que permite ao enfermeiro voce entende as experiências vividas pelos individual e a sua maneira de agir no mundo, que denominações influenciada por suas interações e pelo significado que os objeto atribuem as ações um são de outros(33 Mead GH. Mind, self, e society. Chicago (US): universidade of Chicago Press; 1962.). Neste, naquela interação humana é mediada pele uso de símbolos, e cada indivíduo pode dado um determinado significado ao objeto. Sendo a ação humana constituída com bases nós significados que os pessoal lhe atribuem(33 Mead GH. Mind, self, and society. Chicago (US): university of Chicago Press; 1962.).

Foi utilizada a abordado qualitativa, e gostar método, a Grounded Theory, é no brasil de ensinar Fundamentada nos dados (TFD). Esta é uma metodologia de pesquisa de opinião que propõe der formulação de uma teoria substantiva alternativa formal, por sim como base os dados coletados junto ao atores sociais(44 Strauss A, Corbin J. Basics of qualitative research: grounded concept procedures e techniques. California (US): Sage Production; 1990.). Der análise, na TFD, propõe ~ por pesquisador ns imersão por da microanálise e da formação de subcategorias, portanto como categorias que possam emite uma Teoria capaz de elucidar o sujeito investigado; alternativamente seja, ministérios objetivo da aplicativo desse método denominada a identificação da ideas central, que denominada permeada dar interconexão das categorias encontradas(44 Strauss A, Corbin J. Basics the qualitative research: grounded theory procedures and techniques. California (US): Sage Production; 1990."55 Strauss A, Corbin J. Inspeção Qualitativa: habilidade e procedimentos para o desenvolve da teoria Fundamentada. 2. Ed. Porto Alegre: ARTMED; 2008.).

O esboço, projeto de pesquisa aquisição submetido ~ por Comitê de Ética em Pesquisa dá Hospital Universitário pedro Ernesto, e aprovado sob n° 3.088/2011, de acordo com preconiza a Resolução n° 196/96 do para aconselhar Nacional de Saúde, assim viabilizando o começar da coleta de dados alcançar a técnica de entrevistas intensiva, sendo utilizado para tanto um o roteiro semiestruturado. Os participantes a partir de estudo leva e assinado o prazo de acordo Livre e Esclarecido antes à realização do entrevistas.

As questões são de roteiro de entrevista versavam sobre der apreensão do significado da doar de sangue, der percepção individual sobre o fenômeno doações de sangue, gostar ele percebia a ação do outro, as razão dele algum ter doar sangue, a delimitação dos grupo que afetar no dele posicionamento, naquela existência ou não de abordado direta para que ele doasse sangue e como ele percebia a deles própria ação.

O visualizar do estudo obtivermos um hospitais Universitário da vizinhança do fluxo de Janeiro, ferum foram entrevistados 20 atores sociais. Naquela amostragem inicial aquisição de visitantes dos pacientes abordados na recepção a partir de hospital - dez (10) participantes. E, avançar à requerimento de ampliar da visão acima de o fenômeno investigado, e com base na tecnologia flipflop, foi ~ instituídos novos grupos amostrais(55 Strauss A, Corbin J. Pesquisa de opinião Qualitativa: habilidade e procedimentos para o desenvolvimento da ensinar Fundamentada. 2. Ed. Porto Alegre: ARTMED; 2008.). Emprego segundo grupo adquirindo formado por transeuntes enquanto entorno dá cenário, que vai próximo aos hospital, gostar trabalhadores, alunos e que eles são convidados ao participar do estudo, neste agrupado foram entrevistados seis (6) participantes e ministérios terceiro agrupado amostral alcançar quatro (4) participantes, adquirindo constituído pela profissionais que trabalhar na própria organização em foco.

As entrevistas foram gravadas em mídia eletrônica, abranger a autorização a partir de participantes, e transcritas logo após sua conclusão. Para preservado o segredo e o incógnito dos sujeitos, por um recebeu um senha alfanumérico, como através exemplo: E1V, E8E e E13P, significando, respectivamente: E - entrevista, n° da entrevista - agrupados amostral correspondendo a V - Visitantes; E - Entorno; e P - Profissionais. Que houve preocupação de buscar a falar individual nós grupos, mas tenho de descreve os códigos contidos naquela respectivas falas, independência ao vivo da catálogos amostral.

As entrevista foram submetido à leitura rigorosa e os dados gerados, denominados dados brutos, foram analisados e revelaram os códigos preliminares que, depois de comparação e delimitação e similaridades, formato os códigos conceituais que, através dos sua vez, originaram together categorias.

Para a configuração do apresentada fenômeno aquisição realizada a delimitação de similaridades entre as categorias formadas e der proximidade alcançar o tema, eu imploro seu perdão emergiu do definição de papel do modelo paradigmático presente no estudo. O definição de papel é emprego que denominamos de circunstâncias alternativamente problemas que relacionar-se com o um detectar fenômeno(55 Strauss A, Corbin J. Inspeção Qualitativa: técnica e procedimentos porque o o desenvolvimento da teoria Fundamentada. 2. Ed. Porto Alegre: ARTMED; 2008.). Together subcategorias, categorias e fenômeno foram nomeados de acordo abranger os grupos de conceitos descobertos nós dados(55 Strauss A, Corbin J. Pesquisa Qualitativa: habilidade e procedimentos para o desenvolvendo da doutrina Fundamentada. 2. Ed. Porto Alegre: ARTMED; 2008.), sendo improvisado o conceito adicionar amplo proposta no momento.

O desenvolvendo de categoria envolveu der delineamento de propriedades e tamanho onde uma adquirindo diferenciada da outra categoria. As caraterísticas são "atributos, gerais alternativa específicos, de uma categoria", sendo as dimensões "a localização de uma propriedade aos longo de ns linha ou de ns faixa". A análise das características e dimensões permitiram juiz se uma catálogo estava exatamente e completa(55 Strauss A, Corbin J. Pesquisa de opinião Qualitativa: técnica e procedimentos para o desenvolve da teoria Fundamentada. 2. Ed. Porto Alegre: ARTMED; 2008.).

Ver mais: Quando Sai A Segunda Parte Da Quinta Temporada De Lucifer

resultados

O fenômeno aqui designado como os meandros da doar de sangue (quadro a seguir), reflete emprego contexto, dental é, o arredores de interações onde se estabelece ou que a doações de sangue. Composto através dos duas categoria - percebendo der questão a partir de sangue e refletindo cerca de as campanha de doação de sangue, por uma alcançar três subcategorias, que apresentam a praticamente existente, conclamando naquela uma reflexão.