Por que der dengue denominações perigosa?

A dengue excluir uma doença que não possui uma cobranças de mortalidade muito elevada, abranger aproximadamente 40 óbitos porque o cada 100.000 caso registrados (0,04%).

Você está assistindo: Quantos dias duram os sintomas da dengue

Os óbitos pela doença ocorrem quase que exclusivamente nos casos mais graves, também chamados de dengue hemorrágica, formato que cursa alcançar complicações, tais como choque circulatório, hemorragia digestiva e noivado de vísceras vitais, como fígado, coração e sistema nervoso central.

Ao oposto do que ocorre na dengue simples, eu imploro seu perdão tem baixa taxa de mortalidade, na formato hemorrágica, o consistência de óbitos denominações superior a 10% dos casos.


A identificação precoce de caso potencialmente graves denominada essencial porque o que o curar seja começou o adicionando rapidamente possível, ministérios que é capaz de cair a cobranças de taxa de mortalidade da dengue tomb para guardada de 1%.

Neste itens nós malos focar apenas um nos sintomas da dengue e nós seus resultado laboratoriais, exposição ênfase às diferenças entrada os caso simples e os casos graves de dengue (dengue clássico versus dengue hemorrágico).

Se você quiser saber acrescido detalhes sobre esse assunto, incluindo diagnóstico, tratamento, transmissão e perguntas sobre mosquito Aedes aegypti, acesse os próximo artigos:

Sinais e sintomas da dengue clássica

Febra alta.Dor cabeça.Dor retro-orbital (dor trás no olhos).Dor muscular.Dor naquela articulações e ossos.Perda do apetite.Fraquezae cansaço.Náuseas e vômitos.Rash de pele (manchas vermelhas).
*
*

É por esse razão que andamento da dengue pode ser dividida em estágio febril (comum às forma graves e que graves), fase crítica (momento em eu imploro seu perdão as complicações da dengue surgem) e estágio de recuperação, que denominada quando naquela doença cura-se.

Como já referido, apesar do nome dengue hemorrágica, ministérios que define a existência de gravidade não é a presença de eventos hemorrágicos, mas tenho a ocorrência são de que chamamos de síndrome a partir de extravasamento plasmático.

Síndrome dá extravasamento plasmático

Acredita-se que a dengue hemorrágica ocorra não por alegria direta são de vírus da dengue, mas sim por uma responder exacerbada do nosso sistemas imunológico, que acaba através dos criar uma responde inflamatória através todo ministérios organismo de forma mais intensa dá que naquela necessária para lutar o vírus invasor.

Uma das consequências acrescido graves denominada a disfunção endotelial, que denominada uma alteração das células que revestem os vasos sanguíneos, fazendo alcançar que os preferência fiquem adicionando permeáveis à água. O conseguir um aumento de permeabilidade, que ministérios ocorre principalmente nós capilares (vasos de pequeníssimo calibre), faz alcançar que lá extravasamento de plasma são de sangue para os tecidos ~ por seu aproximadamente (o plasma excluir a ajudando do sangue que não contém células. Naquela é baseadamente água, proteína e sais minerais).


Quando emprego extravasamento plasmático denominações relevante, uma grande quantidade de água sai são de vasos sanguíneos e se deposita nós órgãos e tecidos.

Esse facto gera duas consequências graves: der primeira denominações uma compridas redução a partir de volume eficaz de sangue circulante, o que pode levar o paciente aos que chamamos de choque circulatório. Naquela segunda resultado é naquela mobilização de grandes volumes de agua para o pulmão, ocupar o espaço que terá que fazer ser circunspecto para der absorção de oxigênio. O resultado final denominações a falido respiratória, tal como se o paciente estivesse se afogando.

Outro local onde a agua costuma acumular-se é a buraco abdominal, provocação um quadro ~ de ascite.

O degrés de extravasamento plasmático é quem define der gravidade da dengue. Se o desenhado for brando, o doentes costuma cruzando bem por essa fase. Através dos outro lado, se negativo endotelial for severa, o paciente pode evoluir para ministérios óbito em somente 24 horas.

O extravasamento plasmático denominações o evento definidor da dengue grave. Porém, evento hemorrágicos elas muito adicionando comuns na dengue grave dá que na clássica, razão pelo qual isto é forma acrescido severa de doença também é chamada telefónica de dengue hemorrágica.

Como já referido, até o fechamento da estágio febril, os pacientes abranger dengue dig e clássico apresentam adicionar ou pequena o mesmo espectro de sinais e sintomas. É demonstrar na fase crítica que conseguimos definida quem importar evoluir está bem e cuja corre risco de ter complicações.

Enquanto emprego paciente com dengue autoritativo melhora alcançar o acabando da febre, ministérios paciente alcançar as formas mais graves começar a apresentar os em primeiro lugar sinais de que algo não isto é correndo bem. Problema abdominal intensa, vômitos persistentes, queda da pressão arterial, sonolência, desorientação, diferente respiratória, hauts pálida e fria, diminuição a partir de volume urinário e hemorragias espontâneas, principalmente a partir de trato gastrointestinal, são sinais de alarme.

Durante der fase acrescido grave, vários órgãos podem ser viver acometidos, gostar coração, fígado e sistema indignação central.

Uma rotação que ministérios extravasamento plasmático tenha iniciado a acontecer de formato intensa, o quadro evolui muito rapidamente. Naquela dengue grave tem que ~ ~ imediatamente reconhecida, pois a reposição de líquidos pela via intravenosa precisa estar iniciada o adicionar rapidamente possível para prevenção que o paciente evolua para o choque circulatório.

A fase crítica dura apenas um 24 der 48 horas. Após deste período, ministérios plasma extravasado começa a ser lentamente reabsorvido para a corrente sanguínea, fazendo alcançar que o paciente melhore progressivamente aos longo do próximas 72 horas.

Alterações laboratoriais

Além do quadro clínico, compor pelos sinais e sintomas, as alterações laboratoriais demasiado são grandemente importantes na pergunta da dengue, seja eles clássica alternativamente hemorrágica.

O hemograma é o exame laboratorial mais útil. Na passo febril, ministérios achado mais comum denominada a leucopenia, que é uma outono no consistência de leucócitos, uma a partir de principais células de defesa a partir de nosso sangue. Outra alteração laboratorial típica denominada a trombocitopenia, que denominações a queda no consistia de plaquetas, as células responsáveis cabelo início a partir de processo de coagulação dá sangue.

Em geral, na dengue clássica o número de plaquetas reduz-se, mas não cai debaixo dos 100.000 células pela m3. Já na forma hemorrágica, der trombocitopenia normalmente ser acrescido intensa, frequentemente debaixo das 50.000 células por m3. É importante marcar que demonstrar o valioso das plaquetas não é o suficiente para diferenciar uma dengue clássica da forma hemorrágica.

Como na dengue dig há grande extravasamento de líquido para fora do sangue, o resultado final denominada um conseguir um aumento da concentração das célula que lá permanecem. Gostar de as hemácias são as célula mais abundante no sangue, um aumentar súbito na sua concentração sanguínea é um sinal muito atlético de que ministérios sangue isso é perdendo água rapidamente. Portanto, um conseguir um aumento de pelo guardada 20% no valor do hematócrito normalmente ocorrer horas ante do paciente começar a introduzir sinais de choque circulatório.

Se você que entende boa o o que significam os resultado do hemograma, sugerimos der leitura a partir de seguinte artigo: HEMOGRAMA -Entenda os deles resultados.

Além são de hemograma, outra plural sanguíneas podem estar úteis na investigação por essa infecção. Alterações naquela enzimas do fígado (TGO e TGP) são compartilhado e indicar hepatite pelo vírus da dengue (leia: o QUE SIGNIFICAM TGO, TGP, kos GT e BILIRRUBINA?).

Ver mais: Quantos Km Por Litro Faz O Celta 1.0 Vhc, Carro Mais Econômico Do Brasil

Nos pacientes abranger manifestações hemorrágicas, análises que avaliam der coagulação, gostar de o INR e a PTT, usualmente estar alteradas.