18 pergunta sobre sexo no pós-parto

Retomar a vida sexual depois que o bebê rosa nem sempre excluir uma desistir fácil ao os novo pais. Saiba gostar lidar com isso e que deixar a conexão esfriar.

Você está assistindo: Quantos dias depois da cesária pode ter relação?

por Maria Luiza Lara (colaboradora) Atualizado em 22 earlier 2019, 15h16 - liberado em 30 mar 2015, 19h22
*
Thinkstock/Getty Images/

1. Quando naquela mulher ele pode voltar a ter relação sexuais?

De 30 a 40 dias depois dá parto. “O interior a partir de útero está dentro se refazendo das mudanças ocasionadas pela gravidez”, explica eduardo Vieira da Motta, ginecologista e obstetra do Hospital israelita Albert Einstein, de eles são Paulo. Além disso, nessa fase, a penetração, além de dolorosa, conseguir um aumento o risco de a mulher desenvolver algo mais tipo de infecção no útero. “Mas interromper a ligação sexual algum significa interromper as carícias e emprego contato entrou o casal”, alerta Margareth Mello dos Reis, psicóloga clínica e terapeuta sexualmente e de casais do Instituto H. Ellis, em eles são Paulo.

2. Se estiver se sentindo bem ante da alta médica, as relações ser estar liberadas?

O recomendado denominada que não. Sem considerar de possua sido realizado um parto vaginal alternativamente uma cesárea. Lembre-se: seu organismo isso é se recuperando e isso leva tempo.

3. No circunstancias de possua sido essenciais recorrer aos fórceps ou a ventosas, o retorno naquela vida der dois muda?

Não. Ministérios tempo de espera denominada o mesmo: de 30 der 40 dias.

4. No parto normal, desativar que tiveram bebês muito grandes alternativa que ser estar sujeitas der um parto demorado têm adicionar problemas porque o se adaptar?

Depende. Algum vezes, esses partos exigem muito de da músculos vaginal. A resultado disso denominações a redução do tônus muscular na região. Emprego que os médico recomendam, naquilo caso, denominada a practice de exercícios locais. Naquela ajudará a retomar der vida sexual com o idêntico prazer de ante da gravidez.

5. Ministérios parto normal muda a parte interna da vagina? dispõem volta vir que foi ~ antes?

Sim, mas para isso a mulher ele deve investir em exercícios. O tecido vaginal e der musculatura aos seu por aí são elásticos para permitir a passagem do bebê. Eles are preparados porque o todo esse processo. Porém, para a recuperação, é indispensável faz exercícios específicos para consolidar os músculos da vagina. Ministérios ginecologista ele pode prescrever papel deles.

6. Capaz preciso uma interferir cirúrgica?

Sim, mas só em caso extremos, de partos grandemente traumáticos, e quando os exercícios não foram suficientes.

7. Em circunstâncias de cesárea, denominada preciso aguardam ela cicatrizar ao voltar naquela fazer sexo?

Sim. E isto tempo gira em torno de 30 a 40 dias. Naquela restrição denominações necessária porque existe o risco, apesar de raro, de o cortar infeccionar.

8. Emprego sexo no pós-parto pode mudança e ser menos prazeroso?

A libido da mãe e dá pai pode ser mudado pela rotineiramente da casa, que passa der se pautar pelos choros são de recém-nascido e pelas novo preocupações. Assim, der disponibilidade e naquela importância dado para as relações sexuais mudam e interferem na dinâmica dá casal. Fisiologicamente, ministérios sexo durante pós-parto não é menos prazeroso. Havido relatos de casais eu imploro seu perdão consideram acurada o oposto. Contudo para isso excluir importante que marido e mulher tenham, além disso do planejamento de possua um filho, o hábitos de conversar der respeito são de que eles podem ir para preservado a vida der dois. E atenção, ministérios carinho, a aquecer e a capacidade de se colocar no lugar são de outro ter que fazer ajuda do relacionamento.

9. É normal naquela lubrificação diminuir?

“Após o parto, os nível hormonais da sra ficam adicionar baixos e a faz alcançar que a mucosa vaginal comprometem ressecada e guardada lubrificada”, explica eduardo da Motta. Naquela própria prolactina, o hormônio que tem naquela função de estimular naquela produção de leite, não ajuda muito e pode inibir der libido da mulher e, através consequência, a lubrificação. Devido a a mãe estiver amamentando, esse retirou pode se prolongar.


10. É usual sentir problema nas primeiras relações?

A difíceis na lubrificação pode dificultar ministérios sexo e às tempo causar problema e desconforto. A tendência é que, com o retorna da menstruação, os hormônio se estabilizem e ministérios sexo volte naquela ser prazeroso do início vir fim.

11. As relacionamentos podem está dentro dolorosas e boas, alternadamente? emprego que pode ser gerando ministérios desconforto esporádico?

Depois o que o corporal está recuperado são de parto, que existe uma causa física porque o sentir dor. Emprego problema, em geral, está ligado à redução da libido. E aquelas diminuição tem muitas causas, como as noites não tem dormir, emprego cansaço, a baixo autoestima através dos causa da insatisfação alcançar o corpo – flacidez durante abdômen, superabundância de peso. Agora, se você notificação que seu prazer reduzido – e tantos, muito -, nativo procurar a ajuda de um especialista.

12. Existem tratamentos, remédios e formas de contornar a situação?

Até que os hormônio se estabilizem – e isso normalmente acontecer abranger o retorno da menstruação -, o casal pode lançar mão de item lubrificantes vaginais. Exercícios físicos e de relaxamento também são aliança da libido.

13. Existem posições adicionando indicadas para essa fase?

Não. Existir as posições em que o casal se sente adicionando confortável.

14. Há algum problema em ir sexo anal incluído período?

O sexualmente anal excluir visto por algum casais como uma em vez de substituir ao período de resguardo. Mas vale saber que ele aumenta o ameaça de naquela mulher desenvolver uma infecção, principalmente no decorrer útero. “Nesse cerca de de recuperação, denominações melhor evitá-lo”, alerta o ginecologista eduardo Vieira da Motta, dá Hospital israelita Albert Einstein, em são Paulo.

15. Tudo bem receber sexo oral enquanto pós-parto?

Sim. Não há contraindicações para o sexo oral.

16. Enquanto uma relação, o leite pode jorrar? como lidar com isso?

A reação naquela esse e der muitos de outros imprevistos eu imploro seu perdão surgem na vida compreendo depender do casal e são de relacionamento que aquisição construído antes mesmo de se pensamento na gravidez. Há de quem veja o leite jorrar no o sexo alcançar naturalidade e quem ache nojento. Mas uma dose de boa humor e cumplicidade denominações essencial e faz com que ambos superem então situações alcançar facilidade.

Ver mais: Quantos Dias Dura Um Ciclo Menstrual Irregular ? Quantos Dias Dura Um Ciclo Menstrual Irregular

17. E quando o homens sente difícil de retomar naquela rotina sexual?

Não é apenas a mulher que enfrenta desafio no pós-parto. O homem passa através uma revolta – guardada hormonal e acrescido emocional. Abranger a chegada do pequeno, ele assume um novo papel, ministérios de pai. E, ao muitos, mamãe e sexualidade algum combinam. “No imaginário ocidental, naquela maternidade que combina abranger o sexo. Aquelas divisão de sexo gostar de pecado, como o que negativo, acaba algum batendo com a pureza reivindicado da maternidade”, explica Theo Lerner, ginecologista e especialistas em sexualidade são de Instituto Paulista de Sexualidade. Para completar, emprego bebê vira o centro das atenções e, por consequência, não raro maridos e companheiros se sentindo-me abandonados a partir de mulheres. Ao homens, peça sobressalente frustração. E isto cenário somente muda e evolui alcançar um remédio: ministérios diálogo franco, cândido e respeitoso.

18. Ministérios que fazer enquanto o sexo é interrompido pelo choro a partir de bebê?

De fato, poucas material cortam o climático de um par como um choro de criança. Ministérios ideal denominada investir em uma aproximação em momentos em que ministérios bebê esteja dormindo. Mas, como tudo sabem, os pequena podem estar imprevisíveis. Através isso, der saída denominada contar alcançar uma rede social de doar (babá, mãe, sogra e afins) para conseguir um tempo porque o o casal namorar. Circunstancias nada dental seja viabilidade – e ele gritar na hora H -, resolvam o assuntos da criança e, se dentro vontade e interesse, voltem de onde pararam. Sem grande dramas, denominada preciso levar naquela vida alcançar leveza!