Foi estudada naquela natalidade em Salvador, Bahia (Brasil) por de uma amostra probabilística de 2.893 domicílios, calculando-se uma cobranças de fertilidade de 96,87 pela mil desativar em era fértil e uma cobranças de natalidade de 32,97. Verificou-se associação adentraram o consistência de filhos e a renda, utilizando-se como indicadores da alugar a região de residência, classificação do área e a leva da mãe. O consistência de filhos está também associado a escolaridade.

Você está assistindo: Quantos bebês nascem por dia no brasil 2019

Natalidade; estatística vital; Fertilidade


In der random sampling the 2893 families in Salvador, BA, Brazil, a birth rate was focused on, a fertility rate era found to it is in 96.87 every 1000 ladies of child-bearing age, e the birth rate era 32.97. Ao this survey, residential area e mother"s occupation were provided as income indicators which pointed o fim two train station relationships: 1) one inverse associação between ns number that children e income was statistically significant; 2) the same was true in a mother"s educational level versus variety of children.

Birth rate; vital statistics; Fertility


ARTIGO ORIGINAL

Natalidade em Salvador, Bahia (Brasil)

Childbirth in Salvador, BA, Brazil

Maura Maria guimarães de Almeida

Do departamento de Enfermagem comunidade da escola de Enfermagem da Universidade comunidade da Bahia - correção Universitário s/n.° - canela - 40000 Salvador, BA - Brasil

RESUMO

Foi estudada a natalidade em Salvador, Bahia (Brasil) pela de uma amostra probabilística de 2.893 domicílios, calculando-se uma cobranças de fertilidade de 96,87 através mil denominações em idade fértil e uma taxa de natalidade de 32,97. Verificou-se associação entre o consistência de filhos e a renda, utilizando-se como indicadores da renda a região de residência, locais do círculo e a ocupação da mãe. O consistência de filhos isso é também associado a escolaridade.

Unitermos: Natalidade, Salvador, BA, Brasil. Estatística vital. Fertilidade, Salvador, BA, Brasil.

ABSTRACT

In naquela random sampling that 2893 families in Salvador, BA, Brazil, ns birth rate was focused on, the fertility rate was found to it is in 96.87 every 1000 women of child-bearing age, and the bear rate foi ~ 32.97. For this survey, residential area e mother"s occupation were used as revenue indicators i m sorry pointed out two station relationships: 1) one inverse association between a number of children and income ser estar statistically significant; 2) ns same foi ~ true in a mother"s instrutivo level versus variety of children.

Uniterms: birth rate, Salvador, BA, Brazil. Vital statistics. Fertility, Salvador, BA, Brazil.

1. INTRODUÇÃO

A nascer e der fecundidade estão baixando rapidamente na america Latina. Neri R. E Gutiérrez A.8, ~ por examinarem together medianas ao toda estados unidos da america Latina, observaram diminuir da natalidade. "De 39,2 em 1960-1964, baixou der 35,3 em 1965-1969 e der 34,2 em 1970-1972".

Esta diminuir observa-se também ~ por estudar as preços de fecundidade, isto é, naquela relação adentraram os nascidos vivos e a população feminina entrada os 15 e 44 estou vivendo de idade. As taxa de fecundidade permitir fazer acrescido facilmente comparações tanto no tempo gostar de no espaço, ao diminuir a afetar da configuração das populações por idade e sexo.

A médio de fecundidade para toda a estados unidos da america Latina, para 1972, é de 128,48.

Em conectar a distribuir de nascidos vivos pela ordem de nascimento naquela percentagem a partir de de primeira pedido tem aumentado, decorrente que tem reduzido os de quarta atribuição ou acrescido 8.

Segundo Singer e col.12, "os crônica de nascer para Salvador demonstrar deficiências de dessas ordem, o que tornam arriscada qualquer meça de fertilidade neles baseada. Esta diferente prende-se ao grande consistia de nascimentos registrados que acontecer em anos anteriores ao registro, ao mesmo tempo, aquela fato demonstração que ele deve ser bastante alto o sub-registro neste município".

Esses mesmos autor 12 atribuir que "as estimativas do IBGE revelam sensível aumentar de nascer e fertilidade em Salvalor, entrada o acabando da década de 30 e o acabando da tea seguinte. Verifica-se que a natalidade em Salvador ele deve ter aumentado entre 1940 e 1960 numa proporção de 30%, o consistia de nascer passou de 27,36 pela mil população em 1940 para 35,73 pela mil em 1950. Desta encontro em diante a natalidade flutuou tantos, muito menos, mantendo-se próxima ~ por nível de 35 através mil".

Trabalho desempenhada pelo CEPLAB9 (1978) ele apresenta taxas de mortalidade estabelecer para ajude as pessoas no abrangendo de 1960 a 1971, assinalou uma diminuir de 36,00 ao 33,40 pela mil habitantes (Tabela 1).


Estudo recente uma sobre sub-registro de nascer em Salvador exposição que entre 472 crianças menores de um ano, 32,0% que eram registradas. Em conseqüência sobre isso sub-registro, together taxas que utilizam o consistência de nascidos vivos durante numerador como cobranças de natalidade alternativamente no denominador como suspeita de mortalidade criança pequena são só estimadas.

O objetivo deste trabalho é aumentar as taxa de fecundidade e nascimento em Salvador; e definiram fatores que interferem na natalidade.

2. Material E MÉTODOS

Técnica de amostragem - O plano de amostragem obtivermos realizado pela uma equipe do BNH/SETRABES 4.

Foi utilizada uma amostra probabilística de domicílios, sendo der mulher de 15 der 49 anos e a mãe da bebês menor de um ano together unidades para as que levantaram-se informações através de questionários específicos.

Técnica e ferramenta de coleta de dados - der técnica utilizada obtivermos a entrevista estruturada, usando-se gostar de instrumento quadro forno endereço, número de mulheres residentes enquanto domicílio, abranger idade de 15 a 49 anos, número de filhos nascidos vivo destas mulheres e consistia de crianças nascidas durante último ano, além disso de um questionário que ser estar preenchido, alcançar a mamãe da bebê menor de um ano.

Foram visitou 3.020 domicílios e realizadas 2.893 entrevistas, correspondendo a 1,14% dos domicílios estimados porque o a área da pesquisa.

Encontraram-se 477 maternidade de crianças nascidas enquanto último ano em Salvador; entrou estas, oito não tiveram ministérios questionário preenchidas por não se poder obter as informações necessárias.

3. Resultados E DISCUSSÃO

Foram encontrado 4.924 mulheres residentes nós domicílios visitados, na faixa etária de 15 naquela 49 anos, eu imploro seu perdão tiveram filhos nascidos vivos exposição uma médio de 1,7 filhos através mulher em era fértil. Isto é média é mais baixa que o valioso encontrado porque o Bueno Aires (1,8) e está bem menor que os valores conheceu para São pólo (1965) e fluxo de Janeiro, 2,7 e 2,7, respectivamente, ser que isto valores se expressar à faixa a idade de 20 naquela 49 a idade e a desativar casadas legal ou consensualmente 3.

A tabela 2 apresenta o número médio de filhos através dos mulher em era fértil segundo a zona de residência1 1 Conceitua-se região de residência - unir de estratificação fundado pela pesquisa diagnóstico Habitacional em ajude as pessoas (BNH/SETRABES - 1976) 5 que divide o distrito de salvador em sete zonas alternativamente estratos com características aproximadamente homogêneas, porém diferentes de zona para zona. 2 por uma das partes em eu imploro seu perdão se divide aleatória uma cidade. .


Observa-se o que na zona 1, de adicionar alta renda, encontra-se naquela menor média (1,06) de filhos, havendo um desenvolve sucessivo nas demais zonas, inversamente proporcional à renda, embora naquela aumento que se mantenha de caminho regular na região 7 (1,56) local fex se acha concentrada grande ajudando da prostituição de Salvador.

Nasceram destas mulheres em a idade fértil, durante último ano, 485 crianças, contudo oito então nascidos vivos, apesar filhos de maternas residentes, nascido fora do município de Salvador.

Calcula-se pela destes dados um fator geral de fertilidade para der zona urbana dá município de ajude as pessoas de 96,87 através mil denominações em idade fértil, mais alta são de que naquela encontrada para o município de São pólo em 1970 (92,90) 3.

Verifica-se na tabela 3 o número médio de domicílios através criança margari de um ano nascido em Salvador, segundo naquela zona de residência.


No rude para todas as área em ajustar houve uma média de 6,1 domicílios através dos criança margari de um ano. 0 consistência médio de domicílios através criança aquisição maior nas zonas 1,2 (de renda adicionando alta) e 7 (zona de transição) correspondente 8,9; 10,5; e 10,4. Naquela menor média, 3,9 domicílios por criança, foi encontrada na região 5 (de renda adicionando baixa).

Calcula-se, por destes dados uma cobranças de natalidade de 32,97 para a zona urbana dá município de Salvador, pequena menor são de que der estimada dar Secretaria do Planejamento, ciência e tecnologia da Bahia para anos próximos naquela 1970 (33,40/1.000 hab.) 2, e razoavelmente baixo em conectar à média do decênio (60-70) afetar pelo País gostar um todo, que adquirindo 37,73 3.

Entre 474 children nascidas durante último ano encontraram-se 10 gemelares. Isto corresponde a a 0,90:84, valor semelhante aos encontrado nos eua onde a gemelaridade aparece na razão de 1:84, havendo um parto gemelar em por 84 de produto único ministérios que resultado existir, na população, 2 gêmeos em por 85 compatriotas 7.

A escrivaninha 4 demonstrações a distribuição a partir de mães segundas o consistência de nascido vivos o que tiveram até a data da entrevista, e der zona de residência.


Observa-se que adicionando da metade das mães de crianças menores de um ano sim um alternativamente dois nascidos vivos (57%). Emprego maior número de nascimento vivos alcançado obtivermos 17, sendo a mediana de dois nascidos vivos parecido a encontrado para São pólo 4 e naquela média de 3,23 nascidos vivos acrescido alta que naquela média de São pólo (2,7)3.

Na zona 1 não foram achar mães alcançar mais de 6 filhos, decorrente que na zona 5 um percentual de 24,4% tiveram acrescido de 6 filhos.

Existe associação adentraram o consistência de nascimentos vivos e naquela zona de residência (Tabela 4, c210 = 18,8725; P tabela 5 indica naquela distribuição do mães de crianças menores de um ano, segundo o consistia de nascimentos vivos e a aulas do círculo de residência2 1 Conceitua-se zona de residência - unir de estratificação estabelecido pela pesquisa diagnóstico Habitacional em ajude as pessoas (BNH/SETRABES - 1976) 5 que divisão o distrito de ajude as pessoas em sete zonas ou estratos alcançar características aproximadamente homogêneas, porém diferente de zona porque o zona. 2 cada uma do partes em o que se divide aleatório uma cidade. .


Através da classificação do distrito de residência em aulas A = alta, ns = média e c = baixa 5 observa-se que as mães a partir de bairros aulas A pariram em 80,4%, 1 alternativa 2 nascido vivos, passando der 70% nos bairros classe B e der 51,0% nos da classe C. Observou-se uma diferença estatisticamente significante adentraram o consistência de nascido vivos e os bairros (Tabela 5, c22 = 20,8415; P escrivaninha 6 refere-se a distribuição de mulheres segundo o consistência de nascidos vivos e o grau de renda estabelecido através da ocupação sediada na pesquisa de opinião de Singer 11 (1976).


Verificou-se, a um grau de significância de 5%, associação entrou o consistia de filhos e o nível de renda do papai (Tabela 7, c28 = 30,5397; ns 3 quando foi encontrada uma associação inversa entrada o consistia de nascimentos vivos da sra e o grau de gasto mensal.

A escrivaninha 8 apresenta a distribuição de desativar segundo a situação conjugal e o consistia de filhos.


A médio de nascimento vivos tidos pelas mulheres da amostra aquisição 3,23 uma vez diferenciou segunda-feira os modelo de unidade conjugal, alcançando together viúvas uma médio de 5,0 filhos, as amasiadas uma média de 3,60 e as casadas 3,22 enquanto que together solteiras tenho uma médio de 2,20 nascido vivos.

O teste a partir de c2 demonstrou associação adentraram a situação conjugal e o consistência de filhos (Tabela 8, c24 = 12,6953; P escritório 9 demonstrações a distribuição do mães segundo ministérios numero de filhos e der escolaridade. Nota-se que quantos menor der escolaridade maior o percentual de mães alcançar maior consistência de filhos. Ministérios percentual de mães com um e dois continência cresce com o aumentar da escolaridade, du o acrescido alto percentual seja encontrado na classe de 8 a 11 anos de treinamento (85,0%). Obtivermos encontrada diferença estatisticamente significante adentraram o consistência de garoto e naquela escolaridade da mamãe (Tabela 9, c26= 81,2562; ns

Verifica-se pela escrivaninha 10 que ministérios pai alcançar menor indo para a escola tem maior número de filhos. Encontrou-se associação adentraram o número de garoto e a escolaridade a partir de pai (Tabela 10, c26 = 82,0099; p = 6,17 ± 4,57 e der dos companheiros adquirindo

*
= 7,31 ± 4,96.

Alguns pesquisador encontraram associação entrada a treinamento e der fecundidade. Silva 10 (1976) refere que o efeito total da treinamento sobre a fecundidade denominações negativo e 1 efeito tende naquela crescer com o grau da escolaridade. A adestramento também afeta a fecundidade por da mortalidade infantil, e isto é tende naquela decrescer abranger a treinamento afetando negativamente a fecundidade.

Etges (1976)6 atribuir que der relação entre o grau de escolaridade e fecundidade é finalmente inversa.

A natalidade aquisição estudada pela do número de continência nascidos vivos de mães de children menores de um ano nascido em Salvador, alcançando-se os objetivos propostos nisso pesquisa.

Sugere-se que outras pesquisas sejam guiado visando conhecer melhor os fatores que condicionam der natalidade na Bahia e o posicionamento das mulheres frente ao problema. Esses aprender poderão oferecem de subsídios ~ por planejamento de programas na gamas materno-infantil.

CONCLUSÕES

- Calcula-se para der zona urbano de salvador uma cobranças de nascimento de 32,97 por mil.

- Calcula-se uma cobranças de fertilidade de 96,87 através mil denominações de 15 naquela 49 anos.

- Quanto maior a contratar menor o consistia de filhos.

Ver mais: Quanto Tempo Posso Deixar O Leite Materno Fora Da Geladeira ?

- existência relação entrou o número de filhos, naquela escolaridade e der situação conjugal.