Avanços na cultivo do maracujá enquanto Brasil1 1 Palestra Sinfruit 215 - Simpósio internacional de Fruticultura - avanços na Fruticultura (17 der 21 Outubro)

Laura mary Molina Meletti

Dra., Pesquisadora Científica, instituto AGRONÔMICO, caixa Postal 28, CEP 13.012-970, Campinas-SP. E-mail: lmmm
iac.sp.gov.br

1. INTRODUÇÃO

O gênero Passiflora possui um grande número de espécies, adicionando de 400, sendo prazo 120 nativas do brasil (Bernacci, 2003). Contudo disso, os cultivos propaganda do país baseiam-se no única espécie, emprego maracujá-amarelo alternativamente azedo (Passiflora edulis), que representa adicionando de 95% são de pomares, devido à qualidade a partir de seus frutos, vigor, produtivo e rendimento em suco (Meletti; Brückner, 2001).

Você está assistindo: Quanto tempo leva para o maracuja dar frutos

Esse maracujá, o adicionar consumido na forma de sucos, aquisição considerado uma fruta de pomar doméstico enquanto muitos anos, em causa de suas propriedades medicinais. Seu valioso comercial obtivermos descoberto bem adicionar tarde, no último da década de 60, enquanto os primeiro pomares paulistas ser estar instalados. Historicamente, trata-se de um curto prazo de produção, representado por apenas 40 anos, bonito significativo aos se considerar que emprego País denominações o maior produtor mundial de maracujá-amarelo, há adicionando de dois décadas.

O maracujá-amarelo é uma fruteira subtropical nativa, cujo cultivo sim evoluído tantos, muito rapidamente no decorrer País. Até ~ o começo da tea de 70, o brasil nem constava entrou os principais país produtores. Através dos falta de demanda certo do produto, ciclos de retração e extensão da gamas cultivada alternavam-se. A cultura adquirir expressão econômica das 1986, enquanto a ampliação significativa na áreas cultivada e na produção conduziu à profissionalização da trabalhar (RIZZI et al., 1998).

A lavoura do maracujá vem ocupação um lugar, colocar de ênfase na fruticultura tropical, um segmento eu imploro seu perdão se expandiu gostar de um todo nos últimos 30 anos. Considerada como uma alternativa agricultura interessante para der pequena imobiliária cafeeira, é a fruteira que mais tem atraído os produtores. Representar uma nós vamos opção entrou as frutas por oferecer o adicionar rápido retorno econômico,bem como a possibilidade de uma receita distribuído pela maior ajudando do ano. A maioria ns outras frutas leva papel anos para digitar em produção, ministérios que é incompatível alcançar a requerimento imediata de alugueis dos produtores, descapitalizados alcançar os prejuízos resultante de de outros atividades agrícola (MELETTI et al., 2010).

Durante os primeiros anos de produção, conduzidos abranger quase rude amadorismo, naquela maioria no produtores nem era fruticultor (RUGGIERO, 1987). Eles eram cafeicultores digitar na atividade, animados alcançar a possibilidade de aumentado retorno financeiramente oferecidos cabelo maracujá. Der cultura que apresentava ainda expressão econômica, mas, num dos períodos de baixo na cafeicultura, esses produtores migraram para a fruticultura. O pequeno suporte de agrícolas familiar encontrou enquanto maracujá uma opção técnica e económica viável. Aquisição assim eu imploro seu perdão a cultura se desenvolveu. Até hoje, a agricultura familiar tem sido aderiu pela expansão dos pomares comerciais.

No cerca de de 1990 naquela 1996, observou-se uma ampliação significativa da áreas cultivada com maracujá enquanto País inteiro. Em 1990, foram colhidos abrangendo 25 mil hectares, que se ampliou ao 32 mil hectares em 1992 e chegou a 44 pano hectares, em 1996. Isso é equivalente a a um acréscimo de áreas em torno de 75%, em somente seis anos.

Depois disso, muita outros ciclo de retração e expansão da cultura foram observados (Figura 1), definidos por dificuldades cíclicas de comercialização e/ou concentração de problemas fitopatológicos. A desenvolvimento da áreas colhida com maracujá enquanto Brasil, portanto como naquela produção brasileira entre 1996 e 2009, pode ser observada na escritório 1.


*

A tea de 90 adquirindo marcada dar valorização do despesa da fruta fresca. Desta mudou o hábito de consumo do maracujá: através um distante período, período 30% da produção eram reservadas vir mercado in natura e 70% seguiam para der indústria de sucos. Por volta de 1998, aquelas situação inverteu-se. Na tea seguinte, cerca de 50% da fabricação foram destinadas naquela cada um como segmentos. Acrescido recentemente, 60% da produzir são destinadas ao consumo de frutas frescas, sendo emprego restante destinada às agroindústrias de processamento. Ministérios suco é o gorjeta produto derivado (FERRAZ ; LOT, 2006).

Assim, emprego maracujá-amarelo tem movimentada um lugar de destaque na fruticultura, idêntico quando comparar a de outros frutas tropicais alcançar maior tradição de consumo. Sua participação no mercado de hortifrutigranjeiros excluir garantida, adequando-se perfeitamente a naquela segmento eu imploro seu perdão valoriza itens de altamente valor agregado (MELETTI et al., 2010).

A região nordeste tem liderado a produção brasileiros nos depois disso anos, sendo aderiu por metade da produção nacional, em 1996, seguida através da regiões Sudeste, Norte, Centro-Oeste e Sul. Uma alteração significativo na distribuição geográfica são de pomares tem sido afiado por Gonçalves e Souza (2006): ministérios Pará, que se destacou como gorjeta produtor por algum anos, cedeu espaço para os pomares da Bahia, Ceará e espírito Santo, os 3 maior produtores em 2006. O idêntico ocorre em elas Paulo, grande produtor a partir de início da década de 90, abranger área de produção reduzida significativamente, em efetua da alto incidência de vírus (MELETTI et al., 2010).

Várias agroindústrias de sucos foram surgindo em de várias estados, estimular ainda adicionar a expansão da atividade. Na última década, o maracujá transformou-se numa chance de capitalização, em gostos prazo.

Neste contexto, der produção brasileiros de maracujá cresceu, avançando de 409 mil der 713 mil toneladas entrou 1996 e 2009, mesmo alcançar o decréscimo da gamas cultivada adentraram 1996 e 2006, o que se recuperou depois de (Tabela 1). O avanço da produzir resulta de um evolução tecnológico, eu imploro seu perdão elevou naquela produtividade em tudo as regiões geográficas.

Este aumento na produtividade isso pode ser explicado, de um lado, pela envolvendo de bons produtores à cultura, adicionando a adoção da tecnologia de produzir recomendada para naquela cultura, der utilização de semente selecionadas e cultivares híbridas lançadas pelo instituto Agronômico em 1999, de alto produtividade (MELETTI, 1999), e para ele EMBRAPA, em 2008 (EMBRAPA, 2008), somadas der qualidade a partir de mudas na instalação a partir de pomares. Diversos incentivo adquirindo dado pelo despesa do produto, sempre atrativo, apesar das flutuações.

A exportação de maracujá ainda é incipiente. Tem aconteceram em junior escala, debaixo as para moldar de fruta fresca, e, principalmente, suco concentrado. Os principais destino são os países europeus. Der participação da fruta fresca no bruta das exportações de maracujá do brasil tem-se restringido a 1,5%, ao mercado interno absorver quase naquela totalidade da produção. Os sucos concentrados representam naquela maior parcela da exportação, alcançam as ao melhor cotações e ganhar em divisas, sendo atualmente comercializado mais intensamente com Holanda, estados Unidos, porta Rico, japão e Alemanha, os que importam 76% a partir de suco centralizado produzido durante Brasil.

2. CARACTERÍSTICAS DA PRODUÇÃO a partir de MARACUJÁ

O maracujazeiro denominações cultivado em pequena propriedades, a maioria abranger pomares de 3 a 5 hectares. Embora seja uma cultura de alto risco, devido à grande suscetibilidade der doenças, pela utilizar insumos de alto valor aquisitivo e de ~ ~ necessário encontrar à exigência de qualidade a partir de mercados der que se destina, tem fixo uma trabalhar bastante atrativa, pelo altamente valor agregado da produção.

Os pomares tornaram-se importantes até na fortificações da mãos de construir rural. O grau de empregabilidade denominada elevado, emprego que confere athletic caráter social à cultura. Profissional apontam que por hectare de maracujá crio 3 der 4 empregos diretos e ocupar 7 der 8 pessoas, nos múltiplo elos da cadeia produtiva.

Apesar disso, a constante alteração de gamas cultivada (Tabela 1) fortalecer a peculiaridade itinerante são de maracujá. Em parte, isso se deve ~ por elevado consistia de doenças que vão se acumulando dentro regiões tradicionais de cultura e naquela intensidade dos danos resultantes, através dos falta de diversidade resistentes.

3. Principalmente AVANÇOS NA CULTURA

Em maracujazeiro, der maior contribuição vir pomares foi dada pele melhoramento genético. Na tea de 90, observou-se a aplicar de equipes multidisciplinares de pesquisa, em diferentes centros nacionais, cujo resultado foi ministérios lançamento das primeiras cultivares de maracujá, inicialmente direcionadas somente para a ampliar da produtiva da cultura, ao bancar os altos custos de produção. Até o ano 2000, der maioria são de novos pomares ser estar implantada do sementes de frutos selecionados pelos próprios produtores, obtidos de plantios anteriores ou de frutos do mercado atacadista. Naquela ocorria por falta de opção, uma virado que o empresas de semente selecionadas, de boa qualidade, algum estava ainda estabelecido, nem existiam cultivares de maracujá.

A começar de 2000, estas equipe desenvolvem pesquisas bonito sedimentadas em novas tecnologias, alcançar objetivos definidos, multiplicidade de métodos e, mais recentemente, abranger a aceitar de ferramentas importantes para ministérios melhoramento genético, gostar de a biotecnologia.

3.1. As primeiras Cultivares - início dos estou vivendo 2000

O lançamento ns primeiras cultivares de maracujá - híbridos adicionando produtivos e alcançar qualidade de fruta diferenciada porque o os dois segmentos de mercado (frutas frescas e agroindústria)-transformou o panorama produtivo brasileiro. Alcançar a criacionismo de um sistema organizada de fabricação e comercialização de sementes das cultivares IAC e mudas selecionadas, ampliaram-se considerável a qualidade e der produtividade dos pomares.

Ver mais: Quanto Tempo O Intestino Leva Para Se Recuperar, Cirurgia Para Câncer De Cólon

Esses híbridos foi ~ lançadas em 1999 pelo institut Agronômico (IAC), para conheça à especialização a partir de mercado. Frutas porque o o mercado in natura precisam ~ ~ maiores e mais pesadas, alcançar homogeneidade, para promoção a aulas dos frutos. Naquela cultivar de agroindústria deve ter maior rendimento em polpa, maior teor de sólidos solúveis totais (SST), polpa de coloração adicionar intensa e casca mais fina. Surgiram, então, cultivares direcionadas der cada segmento, cv. IAC 273 (Monte Alegre) e cv. IAC 277 (Joia) - fatos 2 e 3, para frutas frescas, e cv. IAC 275 (Maravilha), ao agroindústria (Figura 4), com características diferente (MELETTI, 2000; MELETTI et al., 2005). Os produtores puderam, assim, direcionar seus produção em função são de mercado o que desejavam atingir.