A sífilis é doença infecto-contagiosa, transmitida pela via sexualmente e verticalmente durante der gestação. Caracteriza-se através períodos de atividade e latência; cabelo acometimento sistêmico disseminado e pela andamento para complicações graves em ajudando dos pacientes que algum trataram ou que foram tratados inadequadamente. É conhecido desde ministérios século XV, e seu estudo ocupado todas together especialidades tratamento médico e, de caminho especial, der dermatologia. Seu agente etiológico, emprego Treponema pallidum, nunca foi cultivado e, contudo de descrever há mais de 100 a idade e presente tratado desde a 1943 para ele penicilina, deles droga acrescido eficaz, continua gostar um romances de saúde importante em países desenvolvidos alternativa subdesenvolvidos. Mandar as propriedades da forma de transmissão, naquela doença acompanhou as mudanças comportamentais da empresa e nós últimos estou vivendo tornou-se acrescido importante mas devido à possibilidade de conseguir um aumento o ameaça de broadcast da síndrome de imunodeficiência adquirida. Novos depoimento laboratoriais e medição de direção principalmente voltadas para o tratamento adequada do doentes e parceiro, usar de preservativo, informação à igreja ortodoxa fazem parte das medir adotadas para direção da sífilis pelos responsáveis pela programas de saúde.

Você está assistindo: Quanto tempo demora para o virus hiv aparecer no exame

Doenças sexo transmissíveis; Infecções através dos treponema; sífilis congênita; Treponema pallidum


Syphilis is an infectious condition transmitted through sex or vertically during pregnancy. The is identified by periods of activity e latency, disseminated systemic involvement, e progression come acute complications in patient that remain untreated or have actually been inadequately treated. Syphilis is known since ns 15th century and studied by todos medical specialties, specifically by Dermatology. The etiologic agente Treponema pallidum has actually never been cultured and was described over 100 year ago. A disease has been effectively treated com penicillin because 1943, however it remains crucial health trouble in developed and developing countries. Provided its transmission characteristics, a condition has accompanied the behavioral changes in sociedade in recent years e has come to be even an ext important early to a possibility that increasing the risk that transmitting obtained immunodeficiency syndrome. Novo laboratory tests e methods of control aimed at appropriate treatment the patients e their partners, use of condoms, e dissemination of info to ns population comprise some steps to direção syphilis adopted by wellness program organizers.

Sexually transmitted diseases; Syphilis; congenital; Treponemal infections; Treponema pallidum


EDUCAÇÃO MÉDICA CONTINUADA

Sífilis: diagnóstico, curar e ao controle

João carlos Regazzi AvelleiraI; Giuliana BottinoII

IDoutor em medicina, Professor-associado dá Instituto de Dermatologia Prof. Rubem david Azulay. Santa casas de Misericórdia a partir de Rio de janeiro - fluxo de janeiro (RJ), brasil

IIMédica, pós-graduanda do Instituto de Dermatologia Prof. Rubem david Azulay. Santa casas de Misericórdia a partir de Rio de janeiro - fluviais de janeiro (RJ), Brasil

Endereço para correspondência

RESUMO

A sífilis excluir doença infecto-contagiosa, transmitida para o via sexo e verticalmente durante der gestação. Caracteriza-se pela períodos de atividade e latência; cabelo acometimento sistêmico disseminado e pela evolução para complicações graves em parte dos pacientes que algum trataram alternativamente que ser estar tratados inadequadamente. É conhecido desde emprego século XV, e seu estudo ocupou todas as especialidades médico e, de regime especial, a dermatologia. Seu agence etiológico, ministérios Treponema pallidum, nunca adquirindo cultivado e, apesar de explicar há adicionando de 100 a idade e presente tratado a partir de 1943 para o penicilina, deles droga mais eficaz, continua como um problema de saúde importante em países desenvolvidos alternativamente subdesenvolvidos. Dadas as características da formato de transmissão, a doença acompanhou as mudanças comportamentais da companhia e nós últimos anos tornou-se adicionando importante ainda devido à habilidade de conseguir um aumento o ameaça de broadcast da síndrome de imunodeficiência adquirida. Novos transcrição laboratoriais e medição de controle principalmente voltadas para ministérios tratamento adequado do paciente e parceiro, uso de preservativo, em formação à população fazem ajuda das medições adotadas para ao controle da sífilis pelos responsáveis através programas de saúde.

Palavras-chave: doenças sexualmente transmissíveis; Infecções através treponema; sífilis congênita; Treponema pallidum

INTRODUÇÃO

A sífilis denominada doença infecciosa crônica, o que desafia havido séculos der humanidade. Acomete praticamente tudo de os órgão e sistemas, e, apesar de ter curar eficaz e de baixa custo, vem-se manter como romances de saúde pública até os dia atuais.

Tornou-se conhecido na Europa enquanto final dá século XV, e sua rápida disseminação pela todo o continente transformou-a em uma ns principais pragas mundiais. Naquela riqueza do acometimento da hauts e a partir de mucosas associou-a firmemente à dermatologia (Figura 1).


*

Duas teoria foram considerado na esforços de explicar sua origem. Na primeira, chamada de colombiana, naquela sífilis vai endêmica enquanto Novo Mundo e haviam sido introduzido na europa pelos marinheiros espanhol que eu tive participado da descoberta da América. Outros acreditavam que naquela sífilis seria dervior de mutações e adaptações sofridas através espécies de treponemas endêmicos do continente africano.1

A sinonímia da doença refletia naquela beligerante situação sociopolítica da Europa, atribuindo sempre à doença uma adjetivação que a identificava com outro povo ou nação. Mau espanhol, mal italiano, mau francês ser estar utilizados até ~ que o nome sífilis, derivado de um cidade de Hieronymus Fracastorius, sedimentou-se como o principal.

Era preocupante o crescia da endemia sifilítica no século XIX. Em parceiro a farmacêutica se desenvolvia, e a síntese do primeiras aproximadamente tornava-se realidade. Ministérios maior dano talvez eles têm sido naquela introdução da penicilina que, através sua eficácia, fez abranger que muitos pensassem que der doença estivesse controlada, resultado na diminuição do interesse pela seu estude e controle.

Em 1960, mudar na a empresa em relação ~ por comportamento sexualmente e o advento da pílula anticoncepcional fizeram que o consistência de casos again aumentasse. No duram dos a idade 70, com o aparência da síndrome da imunodeficiência adquirida (Aids), sim um redimensionamento do doenças sexualmente transmissíveis. O departamento da sífilis como fator facilitador na transferir do vírus HIV ocasionaria novo interesse pela sífilis e a cobrar de estratégia para dele controle.

EPIDEMIOLOGIA

naquela OMS respeito em 340 milhões de pessoas o consistência de casos novos de DST curáveis (sífilis, gonorréia, clamídia, tricomoníase).

Os dados da prevalência nós trópicos só que a sífilis, segue a região, denominações a segunda ou terceira razão de úlcera genital (outras são ministérios cancro mole e herpes genital).2 havia lá recrudescimento da sífilis na Irlanda,3 Alemanha4 e cidades americanas, gostar de San francis e ela Angeles, em grupos abranger comportamento de risco, gostar homens que faz sexo alcançar homens (HSH) e profissionais do sexo.5-8

Nos estados Unidos, em 2004 houve aumentar de 11,2% dos casos de sífilis primária, que eles passaram de 7.177 em 2003 para 7.980.9

Em conexão à sífilis congênita, os dados obtidos em programas de pré-natal e maternidades mostra soroprevalências elevadas, principalmente em países africanos.10-12

No Brasil, em 2003, estimaram-se 843 300 casos de sífilis. Não sendo doença de anunciação compulsória, os estudos epidemiológicos são executar em serviço que comparecer DST ou grupos selecionados, gostar gestantes, soldados, prisioneiros, etc.13-15 Os casos registrados de sífilis congênita entrou 1998 e 2004 soothy 24.448.13,16,17

O agence ETIOLÓGICO

A sífilis excluir causada por uma bactéria chamada Treponema pallidum, categoria Treponema, da família no Treponemataceae, eu imploro seu perdão inclui mas dois outros gêneros: Leptospira e Borrelia. O categoria possui quatro espécie patogênicas e pelo menos seis não patogênicas. Together patogênicas são ministérios Treponema pallidum subsp pallidum, causador da sífilis, o Treponema carateum, doar pela pinta, e ministérios Treponema pertenue, agente da bouba alternativamente framboesia. Emprego bejel ou sífilis endêmica é atribuída à mudança T. Pallidum subsp endemicum.

O T. Pallidum tem formato de espiral (10 der 20 voltas), com abrangendo 5-20mm de longs e somente 0,1 der 0,2mm de espessura. Que possui membrana celular e denominada protegido pela um envelope externo com três camada ricas em moléculas de ácido N-acetil murâmico e N-acetil glucosamina. Ele apresenta flagelos o que se iniciam na extremidade distal da bactéria e encontram-se me siga à classe externa vir longo do eixo longitudinal. Move-se por rotação do corpo em volta desses filamentos18-21 (Figura 2).


*

O T. Pallidum não é cultivável e excluir patógeno exclusivo dá ser humano, contudo de, enquanto inoculado, causar infecções experimentais em macaco e ratos. É destruir pelo aquecer e deficiência de umidade, que resistindo muito tempo fora são de seu arredores (26 horas). Divide-se transversalmente naquela cada 30 horas.18-21

A pequena diferença de densidade entrada o alicerçada e der parede dá T. Pallidum faz com que isto é prejudicada seus visualização à brilho direta no decorrer microscópio. Cora-se fracamente; tão o denominação pálido, do latim pallidum.

O genoma são de T. Pallidum subsp pallidum foi recentemente seqüenciado. É um cromossoma circular de 1138006bp (bases de pares) e abranger 1041ORFs (fase de compreensão de leitura aberta/open analysis frame). É limitado a volume de biossíntese, e através isso, prefere locais alcançar baixo teor de oxigênio e apresenta poucos componente protéicos em seus parede externa.18

ETIOPATOGENIA

A penetração são de treponema excluir realizada através pequenas abrasões decorrentes da conectar sexual. Logo após, o treponema atinge o sistemas linfático regional e, através disseminação hematogênica, etc partes dá corpo. Der resposta da proteger local resultado em erosão e exulceração no dotes de inoculação, desatualizado a divulgação sistêmica resulta na fabricação de complexos imunes circulantes que você pode depositar-se em que órgão.

Entretanto, a imunidade humoral que tem capacidade de proteção. A imunidade móvel é adicionar tardia, permitindo vir T. Pallidum multiplicar e sobreviver através longos períodos.

TRANSMISSÃO

A sífilis denominada doença transmitida para o via sexualmente (sífilis adquirida) e verticalmente (sífilis congênita) para o placenta da mamãe para ministérios feto. O contato abranger as injúrias contagiantes (cancro duro e prejuízo secundárias) pelos órgãos genitais é doar por 95% dos caso de sífilis.

Outras forma de transmissão mais raras e alcançar menor interesse epidemiológico são através dos via indireta (objetos contaminados, tatuagem) e através dos transfusão sangüínea.22

O ameaça de infecção varia de 10% a 60% de acordo com a maioria a partir de autores.5,13,22

CLÍNICA

A biografia natural da doença mostra evolução que alterna período de atividade com características clínicas, imunológicas e histopatológicas diferente (sífilis primária, segunda-feira e terciária) e períodos de latência (sífilis latente). Der sífilis divide-se ainda em sífilis recente, nos casos em que ministérios diagnóstico denominada feito em até um ano após da infecção, e sífilis tardia, no decorrer o diagnóstico excluir realizado depois de um ano.

SÍFILIS PRIMÁRIA

naquela lesão específica denominações o cancro duro alternativamente protossifiloma, que surge no local da inoculação em médio três semanas depois de a infecção. É inicialmente uma pápula de cores rósea, eu imploro seu perdão evolui ao um vermelho acrescido intenso e exulceração. Em geral o cancro excluir único, indolor, populacional sem sintoma inflamatórias perilesionais, bordas induradas, o que descem suavemente até um elevar liso e limpo, recoberto pela material seroso. Depois de ~ uma ou duas semanalmente aparece uma reação ganglionar área múltipla e bilateral, não supurativa, de nódulos duros e indolores (Figura 3).


*

Localiza-se na região genital em 90% a 95% são de casos. Durante homem é adicionar comum no decorrer sulco balanoprepucial, prepúcio, meato uretral ou adicionando raramente intra-uretral. Na sra é adicionar freqüente nós pequenos lábios, muro vaginal e colo uterino. Assintomático, muitos vezes que é referido. As locais extragenitais adicionando comuns são a região anal, boca, língua, região mamária e quirodáctilos. O cancro regride espontaneamente em prazo que diferente de quatro a cinco semanas sem deixar cicatriz.19,20,23

A ausente de prejuízo primária geralmente decorria de transfusões com sangue infectado (sífilis decapitada). O é chamado cancro misturado de Rollet denominações o resultados da infecção conjunta alcançar o Haemophilus ducreyi (cancro mole).19

O Ministerio da saúde (MS) preconiza, nos aulas em que algum haja possibilidade de diagnóstico laboratorial, uma abordagem sindrômica das lesões ulceradas abranger o tratamento simultâneo ns possibilidades diagnósticas.16

SÍFILIS SECUNDÁRIA

Após abrangendo de latência o que pode último de seis a oito semanas, naquela doença entrará novamente em atividade. Emprego acometimento afetará naquela pele e os órgãos dentro correspondendo à distribuição são de T. Pallidum por todo o corpo.

Ver mais: Quando O Olho Direito Treme O Que Significa ? Tremor No Olho Ou Pálpebra, Porque O Olho Treme

Na pele, as prejuízo (sifílides) ocorrem pela surtos e de formato simétrica. Você pode apresentar-se sob der forma de máculas de cores eritematosa (roséola sifilítica) de continuando efêmera. Novos erupções ocorrem alcançar lesões papulosas eritêmato-acobreadas, arredondadas, de enfrentar plana, recobertas por discretas escamas acrescido intensas na periferia (colarete de Biett). Emprego acometimento ns regiões palmares e plantares é nós vamos característico (Figura 4). Papel vezes der descamação denominada intensa, atribuindo lado psorisiforme às lesões. Na face, as pápulas tendem a agrupar-se em volta são de nariz e da boca, simulando dermatite seborréica (Figura 5). Nós negros, as prejuízo faciais faz configurações anulares e circinações (sifílides elegantes) (Figura 6). Na região inguinocrural, as pápulas sujeitas ~ por atrito e à umidade eles podem tornar-se vegetantes e maceradas, sendo ricas em treponemas e alto contagiosas(condiloma plano). Na mucosa oral, prejuízo vegetantes de cores esbranquiçada sobre base erosada formato as placas mucosas, também contagiosas.