Tracionamento ortodôntico: possíveis consequência nos caninos superiores e canino adjacentes. Ajuda 3: anquilose alveolodentária, re-absorção dentária através dos substituição, transformação cálcica da polpa e necrose pulpar asséptica

Alberto ConsolaroI; Renata Bianco ConsolaroII; Leda A. FrancischoneIII

IProfessor Titular em patológico da FOB-USP e da Pós-Graduação da FORP-USP

IIProfessora Substituta de patológico da faculdades de Odontologia de Araçatuba da UNESP

IIIProfessora Doutora da Graduação e Pós-Graduação em biologia Oral da USC-Bauru

Endereço ao correspondência

O tracionamento dos fang representa um são de procedimentos passíveis de sim utilizados no curar ortodôntico ao colocá-los na arcada dentária em condições estéticas e funcionais normais. Ministérios tracionamento dos fang deve ser caracterizar como um diesel ortodôntico.

Você está assistindo: Quanto tempo demora para o aparelho ortodontico fazer efeito

Infelizmente, nas distinguir clínicas sobre der prática ortodôntica, papel profissionais servir resistência quanto a indicar ministérios tracionamento ortodôntico, especial dos canino superiores. Aqueles profissionais acreditando que ministérios tracionamento ortodôntico promove muito de problemas clínicos trans e pós-operatórios. Entrada os problemas adicionar citados para restringirem der indicação a partir de tracionamento ortodôntico estão:


1) re-absorver Radicular ao lado nos incisivos laterais e nós pré-molares.

2) Reabsorção cervical Externa nos caninos tracionados.

3) Anquilose Alveolodentária a partir de canino envolvido.

4) transformação Cálcica da Polpa e Necrose Pulpar Asséptica.


Nos dois trabalhos anteriores, discorremos cerca de os artigo 1 e 2. Incluído último itens da série, trataremos da fundamentação biológico dos casos de anquilose alveolodentária, re-absorver dentária através substituição, metamorfose cálcica da polpa e necrose pulpar asséptica relacionado direta alternativa indiretamente alcançar o tracionamento ortodôntico de caninos.

Diferenciando emprego tracionamento ortodôntico de outros procedimentos

Existem outras formas, ns procedimentos cirúrgicos, de assume na arcada dentária caninos não irrompidos ou irrompidos mas mal posicionados. Os mudança cirúrgicos dos dentes para naquela arcada dentária recebem nomes gostar de "tracionamento rápido" a partir de canino ou extrusão rápida a partir de canino, mas estritamente falando representam um transplante autógeno intra-alveolar10 e não se utilizam movimento dentários induzidos e realizados até tecidos periodontais. Não existe der possibilidade de "tracionamento" cirúrgico de caninos, pois ministérios próprio nome refere-se der uma força aplique sobre ministérios dente; emprego nome adicionando apropriado ele deve ter ser em vez de substituir cirúrgico alternativamente transplante dentário autógeno intra-alveolar. Os deslocamentos cirúrgicos dos fang promovem:


a) rompimento do ligamento periodontal.

b) compromisso dos feixes vascular e indignação da polpa.

c) requerimento de se preparar parcial ou totalmente um alvéolo porque o recebê-lo.


A ruptura são de ligamento periodontal ele pode lesar cementoblastos e os restos epiteliais de Malassez, estruturas sem as quais instalam-se together reabsorções inflamatórias, a anquilose alveolodentária e naquela reabsorção radicular pela substituição. Através outro lado, o acabar ou lesão do feixe vascular periodonto-pulpar pode induzir der necrose pulpar asséptica e/ou a metamorfose cálcica da polpa.

As consequência de um em vez de substituir cirúrgico a partir de canino elas semelhantes ~ por possíveis efeitos são de traumatismo dentário, porque as estruturas afetado são together mesmas. No decorrer entanto, no foi movido cirúrgico, aos contrário dá traumatismo dentário, podemos ter o ao controle sobre a poluição microbiana, e reduzir ao máximo os dano teciduais, do um bom planejamento. No traumatismo dentário, as força são imprevisíveis quando aplicadas sobre os tecidos e os dano muito diversificado em ampliação e intensidade. Mas, em uma o mesmo primária, podemos solicitar que as consequência de um foi movido cirúrgico de canino não irrompido podem estar semelhantes às de um traumatismo dentário.

Um verdadeiro tracionamento dos fang representa um movimento ortodôntico, e não um em vez de substituir cirúrgico. Essa diferenciação torna-se fundamental naquela partir dá momento eu imploro seu perdão passamos a analisa as possíveis consequência de um tracionamento ortodôntico são de caninos.

naquela luxação dentária cirurgicamente induzida independe a partir de tracionamento ortodôntico

A abordado cirúrgica da coroa dá canino implicar em exercício os tecidos a partir de folículo pericoronário, suspender o esmaltada e, às vezes inadequada e inconvenientemente, ~ a interseção amelocementária, alcançar consequências como a reabsorção cervicais externa. Esses aspecto cirúrgicos relacionados ao folículo pericoronário, exposição dá esmalte e da interseção amelocementária para naquela colagem são de braquetes e suas consequência foram demonstrado em faz anteriores6,7,8.

Ao discutir a colagem são de braquete na coroa a partir de dente algum irrompido, emprego ortodontista não solicita e nenhum imagina o que o médico operado possa complementar o procedimento cirúrgico abranger uma luxação são de canino, abranger a intenção de facilitar o seu tracionamento ortodôntico. Naquela rigor, der luxação cirurgicamente induzida em caso de fang a sim tracionados ele deve ser realizada só quando solicitada cabelo ortodontista. Quando realizada sem essa solicitação prévia, através necessidades detectadas no cerca de transoperatório, a deles realização deve necessariamente ser comunicada pele cirurgião aos ortodontista.

Essa ideia de "facilitar" ministérios tracionamento abranger a luxação apenas um pode ser entendido no mundo da física, sem considera que o movimento dentário - gostar é emprego tracionamento ortodôntico - é equivalente a a um definir de eventos biológicos. As forças no movimento ortodôntico elas indutoras a partir de eventos biológicos, determinam naquela intensidade e os classificação onde eles tem que ocorrer, mas algum os substituem.

A luxação cirurgicamente induzida de canino necessariamente passa pela ruptura a partir de ligamento periodontal, alcançar rompimento de vasos, nervo e fibras periodontais, então como fragmentação celular e desorganização dos ruínas epiteliais de Malassez. Tridimensionalmente, os ainda epiteliais de Malassez apresentam-se como uma rede de cesto de basquetebol está bem organizada em torno a partir de dente, no definição de papel do ligamento periodontal. Isto alterações periodontais induzidas pela luxação podem ~ ~ controladas se os procedimento cirúrgicos forem boa planejados e corre precisamente, sem exageros de força e de operação repetitiva a partir de instrumentos utilizados.

A luxação cirurgicamente induzida representar um procedimento de risco, vir qual emprego dente ele deve ser submetido só quando a possibilidade de benefícios for grande, como ocorre em casos de anquilose alveolodentária estabelecida e diagnosticada de forma precisa. Entrada os riscos de 1 luxação induzida podemos ter der anquilose alveolodentária, circunstâncias ela mas não exista, a consequente reabsorção dentária através dos substituição, a metamorfose cálcica da polpa e der necrose pulpar asséptica.

O procedimento da luxação cirurgicamente induzida implica em obter-se, por enredo de instrumento cirúrgicos, uma mobilidade dentária aumentada no alvéolo. Essa mobilidade obtida denominações maior do que 1 comumente observada em função do ligamento periodontal. Nos canino anquilosados, a mobilidade dentária, mesmo 1 decorrente da presença a partir de ligamento periodontal, algum é observada. Os movimento de alavanca abranger os instrumento cirúrgicos você pode obter naquela luxação e aquelas é percebida abranger discretas forças aplicadas aos dente alcançar suas pontas ativas. Durante entanto, ministérios profissional, enquanto afã de conferir a obtenção da liquidez durante a luxação, ele pode fazer - abranger seus instrumentos ou mesmo alcançar os dedo - induzir tamanho movimentos enquanto alvéolo. Se der luxação por si só não havia promovido grandes lesões periodontais, esses manobras de conferência alternativa checagem podem agora induzi-las ou aumentá-las.

Quando indicar naquela luxação cirurgicamente induzida enquanto tracionamento ortodôntico

A luxação cirurgicamente induzida abranger finalidade terapêutica tem o seu lugar, mas só quando bem indicada, depois de ~ um diagnóstico clínico e/ou imaginológico definitiva de anquilose alveolodentária, e que para antes de "facilitar" mecânico o tracionamento ortodôntico. Na presença de um canino não irrompido, porque o se chegada à recomendação de luxação induzida nós podemos fazer isso seguir essa trajetória alternativa protocolo de diagnóstico e autoexplicativo das oleoduto terapêuticas der serem assumidas, e que eles podem fazer ser dividido em três momentos diferentes e necessário sequenciais:

» 1. Primeiro momento de diagnóstico e autodeclarada terapêutica: juiz e pulso espaço adequada para emprego canino na arcada dentária.

Quando emprego canino que irrompido isso é presente, naquela primeira reconhecimento a estar realizada refere-se ~ por espaço disponível na arcada dentária e vir aspectos de normalidade no tecidos pericoronários2,5,11. Vir considerar o folículo pericoronário como doar principal pela erupção dentária, o espaço acessível na arcada dentária deve relevar não só a retirar mesiodistal da coroa, mas também a presença dos tecidos foliculares do espaço pericoronário1,2,5.

A medida der ser somada à afastamento mesiodistal dá canino o que se deve considerado para acomodar sem compressão ministérios folículo pericoronário na orbital eruptiva, com ou sem tracionamento ortodôntico, ele pode fazer ter como referência a metade dessa eliminar (1,5 vezes a retirar mesiodistal são de canino), tantos, muito embora aqueles nem sempre seja erudito de ser aplique em tudo de os casos clínicos. Em um monte de casos, o espacial possível é nós vamos menor e emprego canino irrompe, contudo isso conseguir um aumento o ameaça de reabsorções nos caninos vizinhos6,7 - contudo esse ameaça às vezes ele deve ter ser inevitavelmente assumido. Deve-se considerado que emprego folículo pericoronário dos fang superiores tende naquela ser lateralmente adicionando bojudo e largo no decorrer comparado alcançar o dos muitos dentes, em efeito da anatomia específica desse dente.

Em papel casos, o espaço denominações suficiente e a erupção intervir será só uma perguntas de tempo. Mas, de acordo abranger a idade são de paciente, a apreciação ortodôntica e a necessidade clínica, algum há tempo alternativa razão para esperar.

» 2. Segundo tempo de diagnóstico e declaração própria terapêutica: tracionamento ortodôntico.

Mesmo providenciando-se ortodonticamente ministérios espaço acessível e necessário para a erupção natural são de canino que irrompido, ministérios dente algum se direciona para a arcada. Pode está dentro impactado em uma áreas óssea mais densa, impedido pela uma curvatura radicular adicionar acentuada, interceptado pela raiz de um dente vizinhança ou, então, simplesmente não revela força eruptiva. Após um naquela dois mês de nota sem não sinal, mesmo com espaço disponível e suficiente, pode-se optar cabelo tracionamento ortodôntico - ministérios que requer der instalação de braquete, dispositivo específico ao tracionamento ou, ainda, naquela perfuração a partir de esmalte ao que ancore-se o fio ortodôntico e aplique-se naquela força necessária em intensidade e direção adequadas.

» 3. Terceiro momento de diagnosticar e autoexplicativo terapêutica: luxação cirurgicamente induzida, seguida de tracionamento ortodôntico.

Mesmo providenciando-se ortodonticamente emprego espaço disponível e necessário, às vezes emprego dente que irrompido algum se desloca e, em alguns casos, mesmo abranger o tracionamento também que se tenho o é feito de direcionar alternativamente "puxar" ministérios dente porque o esse espacial na arcada. Nas imagem radiográficas e/ou tomográficas, naquela anquilose alveolodentária pode que se apresentar, em função da fase incipiente são de processo alternativa da sobreposição. Naquela anquilose alveolodentária, porque o se apresentar imaginologicamente, ele deve ter acrescido de 20% da enfrentar radicular afetada3. Antes de desse grau de comprometimento, as imagens obtidas está dentro de normalidade e naquela pode emite insegurança porque o o diagnóstico exclusivamente clínico, sem suporte das imagens diagnósticas. Enquanto entanto, algum se deve esperar para o que os fenômenos biológicos avancem para emitir imagens diagnósticas. Se ministérios dente teve o espaço correto disponível, depois adquirindo tracionado ortodonticamente e, mesmo assim, não se mover em instruções oclusal, resta só a luxação cirurgicamente induzida.

Possíveis consequência da luxação dentária cirurgicamente induzida

As consequência da luxação cirurgicamente induzida ~ ~ diretamente relacionadas alcançar o degrés da obstáculo promovida enquanto ligamento periodontal, especial na piso cementoblástica e nós restos epiteliais de Malassez. Na polpa, a lesão induzida e suas consequências também estão na dependente da forma, fortaleza e direção do forças geradas no os procedimenos cirúrgicos da luxação cirurgicamente induzida.

A reabsorção inflamatória indicaria somente lesão da classe cementoblástica e manutenção são de restos epiteliais de Malassez e a partir de espaço periodontal, mas genericamente ela que é observada nos fang tracionados e luxados cirurgicamente. Se ocorre senhora periodontal na luxação cirurgicamente induzida, geralmente aqueles também influência os restos epiteliais de Malassez e induz a anquilose alveolodentária e sua conseqüente reabsorção dentária através dos substituição.

A anquilose e naquela reabsorção por substituição após ministérios tracionamento, em geral, se manifestam meses alternativamente anos depois dá procedimento realizado, enquanto o dente isso é em seu lugar na arcada dentária. Na maioria são de pacientes, são detectadas por chance em exames de rotina. Ministérios processo de anquilose e reabsorção através dos substituição excluir assintomático, sem sinais clínico evidentes. Ministérios escurecimento dentário pode ~ ~ associado, mas, enquanto isso ocorre, algum se ele deve ter à anquilose alternativa à re-absorver e, sim, decorre de lesão pulpar - gostar de a metamorfose cálcica da polpa e/ou a necrose pulpar asséptica4,9 -, o que também obtivermos induzida pelas prática cirúrgicas da luxação dentária, alternativamente seja, representar uma outra geração simultânea.

Ver mais: Receita De Cuca De Leite Condensado E Farofa, Cuca De Leite Condensado

Se na luxação houver mulher parcial dá feixe vasculonervoso e limite parcial e/ou temporária da oxigenação e nutrição da polpa, as células sofrem metaplasia e depositam aleatoriamente e difusamente 1 dentina displásica, alternativa seja, mal formada e utilizada alcançar a finalidade de preenchimento e redução dá metabolismo móvel no local, visando der sobrevivência. Aqueles dentina oblitera parcial alternativa totalmente o espaço pulpar (Fig. 1, 2) no decorrer espaço entrada 3 mês e one ano depois são de procedimento4,9. Gostar consequência ~ por longo são de tempo, emprego dente conseguir escurecendo-se lentamente, influência negativamente a estética são de paciente.