Gilvan Ferreira alves escotilha Souza Carmo Nogueira Tatiana Cristina Nogueira Varella Sobre os autores

Neste estude conduz-se uma modificação bibliográfica da literária sobre dermatologia e gravidez cerca de o período de 1962 a 2003. Emprego banco de dados são de Medline foi consultado abranger referência ~ por mesmo período. Não se incluiu naquela colestase intra-hepática da gravidez por que ser ela uma dermatose primária; contudo deve ser feito o diagnosticar diferencial entrou suas expressão na hauts e together dermatoses específico da gravidez. 1 apanhado engloba as propriedades clínicas e emprego prognóstico das alterações fisiológico da hauts durante der gravidez, as dermatoses influenciado pela grávida e together dermatoses específicas da gravidez. Vir final apresenta-se uma discussão sobre drogas e gravidez.

Você está assistindo: Quanto tempo demora para aparecer sintomas de gravidez

Dermatologia; Gravidez; Patologia


This pesquisar is a literature reveja on dermatology e pregnancy from 1962 to 2003, based on Medline database search. Intrahepatic cholestasis the pregnancy foi ~ not included since it is not naquela primary dermatosis; however, its secondary skin lesions need to be differentiated em ~ specific dermatoses of pregnancy. This outline comprises clinical features e prognosis of the physiologic skin alters that occur during pregnancy; dermatoses affected by pregnancy e the certain dermatoses the pregnancy. Der discussion on drugs and pregnancy is gift at the fim of this review.

Dermatology; Pregnancy; Pathology


ARTIGO DE REVISÃO

Dermatologia e gestação* * trabalhar realizado no Hospital universidade de Brasília - eixo (DF).

Gilvan ferreira AlvesI; escotilha Souza Carmo NogueiraII; Tatiana Cristina Nogueira VarellaIII

IMestre em Dermatologia para o Universidade de Londres; professor Substituto da universidade de Brasília - UnB (DF)

IIMédico residência em Dermatologia - hospitais Universitário de Brasília - fogão (DF)

IIIMédica habitado da atribuir de Dermatologia a partir de Hospital ns Clínicas - universidade de restrições - USP (SP)

Endereço porque o correspondência

RESUMO

Neste pesquisar conduz-se uma modificação bibliográfica da literária sobre dermatologia e gravidez abrangendo o prazo de 1962 a 2003. Ministérios banco de dados são de Medline aquisição consultado com referência ao mesmo período. Não se incluiu naquela colestase intra-hepática da gravidez por que ser ela uma dermatose primária; contudo deve está dentro feito o diagnóstico diferencial entre suas manifestações na pele e as dermatoses privado da gravidez. Naquela apanhado consiste em as características clínicas e ministérios prognóstico ns alterações fisiológico da hauts durante naquela gravidez, as dermatoses afetado pela gravidez e together dermatoses específicas da gravidez. Vir final apresenta-se uma argumento sobre medicamento e gravidez.

Palavras-chave: Dermatologia; Gravidez; Patologia.

GRAVIDEZ E comprimido

INTRODUÇÃO

A gravidez representa um período de intensas revisão para der mulher. Praticamente tudo de os sistemas do organismo eles são afetados, adentraram eles der pele.

A maioria ns mudanças no corpo feminino decorre de alterações hormonais e/ou mecânicas. As primeiro caracterizam-se pela grandes elevações de estrogênio, progesterona, beta HCG, prolactina e uma placa de hormônio e mediadores que alteram completamente as funções a partir de organismo.

Durante naquela gestação aparecer alterações são de metabolismo protéico, lipídico e glicídico; aumentar do débito cardíaco, da volemia, hemodiluição e alterações na pressão arterial; aumentar do fluxo glomerular; alterações na dinâmica respiratória; modificações do apetite, náuseas e vômitos, refluxo gastroesofágico, constipação; e alterações imunológicas variadas, together quais permitir que naquela mulher suporte antena de emite um novo organismo.1

As intensas alterações imunológicas, endócrinas, metabólicas e vasculares tornam naquela gestante susceptível a mudanças na pele, tanto fisiológico quanto patológicas.

Em ligação à pele, together alterações gestacionais são dividir em: alterações fisiológico da gravidez, dermatoses específicas da gravidez e dermatoses alteradas na gravidez. Discorrer-se-á sobre por uma eles detidamente, além de se tentar abordar novas realidades em relação ~ por uso de drogas específico na gestação.

1 - Alterações fisiológico na gravidez

Pela ampliar do acometimento cutâneo na gestante e pelos estigmas gerados para as pacientes, não há dúvidas de que havido subvalorização a partir de alterações cutâneas enfrentadas através da gestantes. O verdade de muitas tal alterações tenho descritas como fisiológicas que minimiza dele desconforto para as pacientes.

As alterações pigmentares são extremamente comuns, acometendo até ~ 90% a partir de gestantes.2,3 Iniciam-se precocemente na gravidez e são adicionando proeminentes em mulheres da cepas negra. A hiperpigmentação majoritariamente ser generalizada, alcançar acentuação ns regiões normalmente acrescido pigmentadas, gostar aréolas mamárias, genitália, períneo, axilas e face interna ns coxas. O desenhado tende der regredir durante pós-parto, mas a pele geralmente não retorna à cor inicial.

Fatores responsáveis pela pigmentação dessas áreas incluem maior população de melanócitos e maior susceptibilidade ~ por estímulo hormonal. Elevação no níveis de hormônio melanocítico estimulante (MSH), estrógeno e progesterona foram implicados na etiologia da hiperpigmentação. O grau sérico de MSH, porém, isto mostra elevação atrasado na gravidez e algum sofre redução enquanto pós-parto. Os níveis de estrógeno e progesterona parecer estar adicionando correlacionados ao quadro clínico, uma giradas que aumentar a partir da oitavo semana de gestação e começam a diminuir a partir da trigésima semana, padrão que denominações compatível alcançar a desenvolvimento da hiperpigmentação.4

O melasma acontecer em até ~ 75% ns gestantes. Geralmente tem início no decorrer segundo trimestre da gestação, sendo adicionar comum em desativar da cepas negra. Seu padrão de acometimento na gestação é o usual, sendo adicionar comum ministérios centrofacial (63%), seguindo-se o malar e emprego mandibular.4 tenho predomínio do melasma epidérmico, intensificado pela brilho de Wood, em relação aos dérmico.

A etiologia a partir de melasma é multifatorial, pode ser contribuir: gestação, uso de anticoncepcionais orais, elementos genéticos e raciais, exposição solar, adentraram outros.2,3 Níveis elevados de estrógeno, progesterona e MSH podem exchange mail a possíveis elementos etiológicos.4

O melasma normalmente desaparecer cheio em prazo final de até um ano depois de ~ o parto, mas até ~ 30% do pacientes evoluem com alguma seqüela da mancha. O quadro é adicionando persistente em mulheres que fizeram uso de anticoncepcionais oral- e nós melasmas dérmicos. Ministérios tratamento consiste fotoproteção, nós vamos como prevenção a admitem solar exagerada. Fórmulas com corticóides, hidroquinona e tretinoína podem ~ ~ utilizadas no pós-parto.

Cicatrizes recentes, efélides e nevos melanocíticos podem introduzir intensificação da pigmentação ao longo da gestação. Os nevos tem que ser adicionando bem avaliados, uma vez que a relevante hormonal no surgimento dos melanomas mas está ser debatida.5 etc alterações cutâneas pigmentares gostar de linha nigra, escurecimento areolar e hipercromia de vulva e ânus tendem der regredir ~ por final da gestação.

Alterações vasculares até são compartilhado na gravidez.2

Aranhas vasculares surgem adentraram o segundo e ministérios quinto mês de gestação, sendo adicionar freqüentes em desativar caucasóides (até 67% de acometimento).6 São acrescido encontradas nas gamas de drenagem da núcleo cava superior, gostar face, antiguerrilha e membros superiores, e dele tamanho tende der aumentar ~ por longo no meses. Altos níveis de estrógenos aparecer responder pela sua origem.

Geralmente together aranhas vasculares desaparecem até ~ a sétima semana depois de ~ o parto. Pode ocorrer recidiva em gestações subseqüentes. Algum é necessário instituir terapeuticamente específica.

Eritema palmar ~ é frequenta na gestação. Sim início no decorrer primeiro trimestre e é mais comum em mulheres caucasóides. Clinicamente ele pode acometer together eminências tenar e hipotenar ou toda der palma, acompanhando-se de cianose e palidez. Desaparece na primeira semana do pós-parto. Relaciona-se também ao níveis elevados de estrógenos, além do aumentar da volemia. Que há correlação alcançar doença hepática nesses casos.

Varicosidades acometem adicionar de 40% das gestantes, sendo mais comuns fazendo pernas e na área anal.4,6 Surgem a partir dá terceiro mês de gestação. Atualmente etiologia multifatorial, incluindo inclinação familiar, fragilidade são de tecido elástico e conseguir um aumento da pressão venosa devido à compressão venosa pele útero. Tendem der regredir no decorrer pós-parto, e isso pode ser realizada profilaxia com o usar de meia elástica, repouso alcançar elevação a partir de membros inferiores alternativa em decúbito lateral, sendo recomendával evitar a posição ortostática através períodos prolongados.4,5

Hemangiomas cavernosos pequenos podem desenvolver-se em até 5% a partir de gestantes, surgindo enquanto final são de primeiro trimestre de gravidez.6 O curar é cirúrgico porque o as injúrias persistentes, e, como as alterações vasculares citadas acima, demasiado têm relação abranger os gradual de estrogênio.

Cutis marmorata a partir de pernas excluir provavelmente interromper vasomotor secundário ao níveis estrogênicos, que ele pode ocorrer dentro pacientes enquanto expostas ao frio. Caracteriza-se através cianose salpicada transitória. Se persistir depois de o parto, causa secundárias preciso ser pesquisadas.6

O granuloma gravidarum ou granuloma piogênico da gestação denominada tumor benigno gengival, histologicamente indistinguível dá granuloma piogênico. Surge como lesão enantematosa na gengiva, pedunculada ou séssil. Geralmente ocorre regressão vir final da gravidez, não devendo, portanto, estar inadvertidamente removido, lá tal conduta acarreta freqüentes recidivas. Banheiro oral rigorosa denominada um no fatores que aparecer prevenir ou evitar der formação do granuloma piogênico da gestação.4,6,7

As estrias razão enorme desconforto para as gestantes. São adicionar comuns em denomina caucasianas e eles se levantam em o oposto às linhas de voltagem da pele. Ocorrem acrescido freqüentemente no decorrer abdômen, mamas, braços e dorso.

A etiologia do estrias ainda está em discussão, mas aparentemente elas se afetar à expansão dos tecido e à atividade adrenocortical e estrogênica. Ocorre associação significativa entrou a o progresso de fazendo de estria e o excesso de peso dos criança e ns mães. Há controvérsias quanto à atuações prevenção que as massagens alcançar óleos exercem sobre naquela formação de estria nas gestantes. Mesmo sem involução completa, as estria podem para melhorar muito ao final da gravidez, passando também a introduzir seu lado branco-nacarado adicionando tênue. No pós-parto eles podem ~ ~ tratadas alcançar tretinoína tópica.

A trabalhar glandular denominações francamente mudado pelas mudanças hormonais da gravidez. As glândulas écrinas progressivamente aumentam sua atividade, elevando a incidência de miliária e eczema desidrótico incluído período. Paradoxalmente, sim redução da sudorese palmar.

Já as glândulas apócrinas reduzem suas atividades aos longo da gestação, abranger melhora de enfermidades gostar de a hidradenite supurativa.

Em ligação às glândulas sebáceas ainda não existe consenso se suas atividades aumentam alternativamente se regular constantes ao longo da gestação.6

O edema periférico excluir uma ns manifestações acrescido comuns e duráveis dentro grávidas. Sua etiologia consiste a retenção de sal e água, além das alterações circulatórias causadas pelo útero gravídico para a ciclo da núcleo cava inferior.2

O hirsutismo denominações outro achado frequenta nas gestantes, especialmente naquelas eu imploro seu perdão já possuíam abundante pilificação antes de da gestação. Dele achado é precoce na gravidez, sendo adicionar pronunciado na face e nós braços. Naquela etiologia a partir de hirsutismo denominações provavelmente hormone e decorre de uma circum reduzida a partir de pêlos anágenos em telógenos. Geralmente regride em até seis meses depois de a grávida e algum necessita de terapeuticamente específica.

O eflúvio telógeno ~ é comum e sim início entre o primeiro e ministérios quinto mês após o parto, prolongando-se através dos vários meses. Ocorre devido à rápida circum dos pêlos anágenos em telógenos, secundária ~ por desbalanço hormone e ao estresse são de parto. Na maioria do pacientes tenho recuperação completo em aproximadamente um ano.4,6

As unhas até são afetadas, pode ser apresentar-se adicionando frágeis e quebradiças, abranger onicólise longe e queratose subungueal.

Em conexão às mucosas, a gengivite gestacional ocorre em até ~ 100% do gestantes, variando segue o grau de acometimento. Geralmente inicia-se no primeiro trimestre e aumenta em gravidade até ~ o nono mês. Apresenta-se como alargamento e enantema das papilas interdentais, acrescido intensos nos caninos incisivos inferiores. Ulceração ele pode acontecer. Sua etiologia parece corre do aumentar dos nível de progesterona, da braço higiene oral, de fatores irritativos locais e deficiências nutricionais. Ministérios tratamento consiste em cuidados locais. Vitamina C pela via oral capaz útil.6

Finalmente, o prurido ocorre em até ~ 20% a partir de gestantes; tem início no terceiro mês e apresenta intensificação ao longo da gravidez.4 É adicionando intenso enquanto abdômen e devem-se jogar fora outras dermatoses como, por exemplo, escabiose, atopia ou neurodermite. O curar é sintomático, uma giradas excluídos os demais diagnósticos.

A colestase intra-hepática da gestação constitui outra condição que ele pode fazer acarretar prurido e deve ser descartada. Ocorre geralmente no terceiro trimestre e é secundária à familiar na excreção de ácidos biliares, alcançar elevação de fosfatase alcalina e aumentar discreto de bilirrubinas. O quadro clínico caracteriza-se pela prurido intenso, náuseas, vômitos e icterícia. Existe aumento de morbimortalidade fetal. O curar é difícil, e capaz realizado alcançar anti-histamínicos e colestiramina. Os sintoma resolvem-se imediatamente no pós-parto.8

2 - Dermatoses específicas da gravidez

As dermatoses específicas da grávida são erupção que ocorrem demonstrar na gestação e através ela são desencadeadas. Sua patogênese ainda é debatida, portanto como deles classificação.

Em 1982, black color e Holmes propuseram uma classifica simplificada em penfigóide gestacional, erupções polimórfica da gravidez, prurigo da gravidez e foliculite pruriginosa da gravidez. Autores americanos ainda relutam em aceitá-la, gostar as denominações herpes gestacional (penfigóide gestacional) e PUPPP (erupção polimórfica), através razões que para trás serão discutidas.9,10

a) Penfigóide gestacional

Dermatose bolhosa auto-imune, rara, que ocorre na gestação, particularmente no decorrer segundo e terceira trimestres e enquanto início dá puerpério.

Sua incidente varia adentraram 1: 50.000 e 1:60.000 gestações. Sim relatos na literatura de associação alcançar mola hidatiforme, coriocarcinoma e uso de anticoncepcionais orais.

O dano tecidual denominações causado através dos depósito de imunocomplexos na região da membrana basal (ZMB), alcançar posterior ativado do complemento e êxodo intensa de eosinófilos.

Clinicamente pode surgir na primeiro gestação ou em subseqüentes. Se surge após quadro prévio, tende naquela ser acrescido precoce e acrescido intensa.8,10 Contudo, nem sempre as gestações subseqüentes eles são acometidas, facto que pode ser decorrente da substituto de paternidade alternativa maior compatibilidade de HLA entrou feto e mãe.

Ver mais: Qual O Chá Que É Bom Para Gordura No Fígado Em Apenas 3 Semanas!

Inicialmente sim pápulas e variedade urticariformes acompanhadas de prurido intenso.11 As injúrias urticariformes podem ~ ~ anulares alternativa policíclicas, acompanhadas de vesículas e bolhas. Em 81% dos caso as lesões estágio inicial são periumbilicais, seguindo-se ministérios acometimento de tronco, membros, palmas e plantas (Figura 1). Face e mucosa oralmente são geralmente poupadas.10 together bolhas e vesículas rompem-se abranger erosão e o progresso de fazendo de crostas (Figura 2).