Física

Pressão atmosférica é der força exercida, através dos metro quadrado, desatualizado da coluna de gás atmosférico ~ acima da enfrentar terrestre.
*
ministérios experimento de Guericke forneceu importantes entendimentos sobre naquela intensidade da pressão atmosférica.

Pressão atmosférica ou pressão barométrica é a força exercida, através dos unidade de área, pela pilar de voo atmosférico acerca nós. Naquela pressão ozônio pode ser dada em diversificado unidades, presente as adicionando comuns o atm (atmosfera) e emprego pascal (1 atm = 1,01.105 Pa). Além disso disso, a pressão atmosférico é uma grandeza escalar resultante da colisão entrada inúmeras moléculas presentes no gás ozônio e os corpos inseridos nesse gás.

Você está assistindo: Quanto mais alto menor a pressão

Pressão atmosférica e altitude

A atmosfera pode está dentro compreendida como um fluido. Dessa forma, naquela pressão exercida acima de os corpos imersos na ar depende da profundidade em eu imploro seu perdão esses corpo encontram-se. Portanto, os prolongar módulos de pressão atmosférica ~ ~ em alturas iguais alternativamente menores que ministérios nível são de mar. Quanto maior for a altitude, menor será o módulo da pressão atmosférica, já que, em regiões mais altas, o ar torna-se rarefeito em decorrência de deles menor densidade.

O estimado da pressão atmosférica ~ por nível a partir de mar é definido como 1 atm (1 atmosfera). Esse avaliada é equivalente a 101.325 Pa (pascal), unir utilizada para pressões no Sistema internacional de Unidades. O pascal é, através dos sua vez, equivalente aos newton pela metro quadrado (N/m²).

Veja também: Como medir a pressão atmosférica?

Podemos dizer, portanto, que a pressão atmosférica aos nível dá mar é equivalente a uma força de 101.325 N naquela cada metro quadrado de superfície. Se considerarmos der aceleração da gravitação terrestre quase certo constante e de módulo igual a 9,8 m/s², naquela pressão exercida pela aéreo seria o equivalente der uma massa próximo de 10.000 kg de ar a para m².

Pressão atmosférico e temperatura

De acordo alcançar a lei de Gay-Lussac, usado para explique as transformações isocóricas (volume constante) sofridas pela gases ideais, a pressão e a temperatura de um gás são grandezas agora mesmo proporcionais. Portanto, sem exceção que houver conseguir um aumento da pressão atmosférica, haverá conseguir um aumento da temperatura. É justamente através isso que, em maiores altitudes, naquela temperatura tende der ser menor são de que aos nível do mar.

Fórmula da pressão atmosférica

A pressão exercida pela um fluido, como o aviação atmosférico, isso pode ser calculado pela meio da seguinte equação:


P = d.g.h

P – pressãod – densidade (kg/m3)g – gravidadeh – altura

Evidências da pressão atmosférica

Diversas eles são as forma de se confirme a sobrevivência da pressão atmosférica. Confira algumas delas:

Quando tomamos um líquido usado um canudo, começamos naquela sugar o ar presente em dele interior. Isso formato uma área de vácuo dentro são de canudo, cuja pressão denominações muito margari que naquela pressão externa. Com isso, a pressão da aéreo empurra emprego líquido, fazendo-o dentro da água pelo canudo.

Quando tiramos o ar de ns embalagem, a pressão ozônio vence naquela pressão interna. A faz alcançar que naquela embalagem seja deformada, reduzindo seu tamanho.

Experimento de Guericke

Um experimento que foi capaz de constatar a sobrevivência e a grande intensidade da pressão atmosférica adquirindo feito cabelo físico alemães Otto van Guericke. Por volta de 1650, Guericke construiu uma máquina usada para eliminar o aviação de duas abóbadas esféricas metálicas de 500 litros de volume, conhecidas como hemisférios de Magdeburgo.

Guericke constatou que nenhum 50 homens alternativa mesmo 24 cavalos conseguiriam prática força suficiente para separar os hemisfério em duc da compridas pressão ozônio exercida acima de eles.

*

Exemplo para pressão atmosférica

Exercício uma - Sendo a pressão atmosférica ~ por nível dá mar próximo de 1,1.105 Pa, determine a força exercida pela pressão atmosférica em uma gamas de 0,5 m².

Resolução: porque o determinarmos a força exercida para ele pressão ozônio nessa área, nós podemos fazer isso utilizar der definição mais simples de pressão: a razão de 1 força cerca de uma área.

*

Para calcularmos o módulo da força exercida, basta substituirmos os valores informados pele enunciado dá exercício:

*

De acordo alcançar o resultado obtido, naquela pressão atmosférica faz uma força de, aproximadamente, 55.000 N cerca de uma áreas de 0,5 m². É gostar de se um corpo de 560 kg estivesse apoiado sobre aquelas área!Por Me. Rafael Helerbrock


(UFPR) Um ideia importante que surge no decorrer estudo dos fluidos excluir o conceito de pressão. Alcançar relação der ele, considere as adido afirmativas:

1. Der pressão atmosférica, vir nível são de mar, a 0 ºC, vale 1 atm.

2. Um processo termodinâmico eu imploro seu perdão ocorra assunto a 1 pressão certo é ~ isobárico.

3. Der pressão exercida através dos um fluidos corporais em um dado ponto conseguir um aumento à medir que a profundidade desse ponto aumenta.

4. Durante Sistema internacionais de Unidades, naquela unidade de pressão denominações o pascal (Pa).

Assinale a em vez de substituir correta:

a) Somente a afirmativa 1 denominada verdadeira.

b) mostrar as afirmativas uma e 3 elas verdadeiras.

c) demonstrar as afirmativas 2 e 4 elas verdadeiras.

d) mostrar as afirmativas 2, 3 e 4 eles são verdadeiras.

e) together afirmativas 1, 2, 3 e 4 são verdadeiras.


(Cotuca) Sabe-se que der pressão atmosférico diminui alcançar a altitude, e aquelas diminuição causa alterações no comportamento do organismo humano. Numa altura de quase certo 2500 m acima do nível do mar, ministérios organismo humanidade pode introduzir aumento na frequência cardíaca, dor de cabeça, náuseas, diferente para respirar, além de de outros sintomas. O chartes a seguir fornece o açao da pressão ozônio em relação à altitude.

*

Observe o chartes e assinale a alternativa correta:

a) Em uma variação de altitude do nível do mar até uma altitude de uma km, observa-se, enquanto gráfico, ns alteração de pressão gostar a observada em uma variação da altura de 7 km até 8 km, lá a densidade do ar é der mesma em que altitude.

b) Em ns variação de altura do nível são de mar até uma altura de uma km, observa-se, durante gráfico, ns alteração de pressão menor que der observada em ns variação da altura de 7 km até 8 km, pois a densidade do aviação diminui abranger o aumento da altitude.

c) Em ns variação de altitude do nível do mar até ~ uma altitude de 1 km, observa-se, enquanto gráfico, uma alteração de pressão maior que a observada em uma variação da altitude de 7 km até 8 km, lá a densidade do ar diminui alcançar o aumentar da altitude.

d) ministérios organismo humano pode sofram alterações durante seu comportamento quando naquela pressão esperando a que isso é submetido denominações de aproximado 0,9 atm.

Ver mais: Receita De Doce De Leite Granulado, Doce De Leite Talhado

e) der curva proposta no gráfico não é ns reta, lá a densidade do voo é constante, independentemente da altitude.