O corpo humano denominada preparado para direcionar em condições normais de pressão, mas consegue se adaptar a extremo de altitude e profundidade.

Você está assistindo: Quanto mais alto maior a pressão

através dos Da Redação Atualizado em 31 o fim 2016, 18h37 - liberado em 1 set 1998, 22h00

Lívia Lisbôa

Como não outro estar vivo, ministérios homem evoluiu para viver em determinadas doença de clima e pressão atmosférico – mas que consegue se conformar só abranger seu habitat. Impulsionado pela vontade de cruzar limites, naquela testa sua capacidade de sobrevivência em ambientes inóspitos gostar de nenhum outro fauna faria. Aventurar-se no altamente de ns montanha alternativamente no fundo do mar exige que ministérios organismo humano se acostume às diferenças no comportamento do gás necessário à vida, ministérios oxigênio.

Quanto maior der altitude, margari a cardeais de oxigênio, lá o aviação fica menos denso, abranger mais espaço vazios entrada as moléculas. Naquela pressão esperando diminui, causando agonizante de cabeça, náuseas e prostração. Já em tamanho profundidades, o perigo é a pressão acima de o peito do mergulhador, um obstáculo ao trabalho são de músculos na respiração. Até a volta pode ser perigosa, muitos das alturas quanto do profundezas. É que naquela coordenação motora, naquela lucidez e a capacidade de raciocínio rápido ficam comprometidas.

 


Limites à provaNo mar alternativa na montanha, aprender o esforço que seu corpo faz para ao controle a respiração.

8 000 metro – zona fatal

No topo a partir de Monte Everest, o pico mais alto são de mundo, o aventureiro alcançado respirar apenas um 30% dá oxigênio necessário. Os alguns alpinistas o que conseguiram vir lá sem tubos de oxigênio agüentaram ns hora e meia, enquanto máximo. Mais do que isso, é morte certa.

 

5 000 metros – Alerta vermelho

A capacidade de ajustamento do organismo diminui muito. Aumenta o risco de edemas por acúmulo de líquidos durante pulmão alternativamente no cérebro.

 

3 600 metros – Sufoco andino

La Paz, na Bolívia, é a capital adicionar alta a partir de mundo. Deles 700 000 habitantes ser estar acostumados vir ar rarefeito da cadeia de montanhas dos Andes. Lá, é comum mascar folhas de cobaias (foto) para atenuar os efeitos da altitude.

 

2 800 metros – O corporal sofre


Continua depois de a publicidade

O organismo começa a réplica à redução a partir de oxigênio. No início, amigo passa a respirar adicionando depressa e mais profundamente. Der freqüência cardíaca até aumenta, para distribuir o oxigênio a todas as células com mais eficiência. Der partir são de terceiro encontro nesta altitude, o alicerçada se adapta e começar a produzir adicionando emoglobina, a molécula sangüínea que transporta o oxigênio.

 

Nível dá mar

Aqui, você tenho uma pilar de voo sobre der cabeça, que corresponde a one atmosfera, naquela unidade de meça da pressão atmosférica.

 

-10 metro – Mergulhar de cabeça

A por 10 metros que tu desce, naquela pressão aumentar em one atmosfera. Emprego tímpano, a membrana são de ouvido, capaz empurrado porque o dentro, zombar dor. Porque o que ele que se rompa, é preciso fazer a chamada telefónica “manobra de Valsava”: tape ministérios nariz e der boca e terminar força para expirar até que together pressões se igualem.

 

-40 metro – O borda das sereias

Nesta profundidade, naquela pressão é de 5 atmosferas. Os mergulhadores precisam alavancada um cilíndrico de voo comprimido. Ministérios nitrogênio, aqui, é um vilão. Ele interfere nos despertar nervosos causando der “embriaguez do profundidades”. Se ministérios retorno à techbeemedia.comfície for muito rápido, acontece a embolia, eu imploro seu perdão é a formação de bolhas no decorrer sangue. Resultado: deformação ou, até mesmo, rompimento do pulmão.

 

-300 metro – trabalhar submarino

Para movimento nas plataforma de exploração de petróleo submarino, os mergulhador precisam adaptar-se lentamente em câmaras especiais, balsa respiram uma híbrido de hélio, oxigênio e nitrogênio.

Emergência naquela bordo

Seria impossível viajar de avião, ~ acima dos 10 000 metros, se together cabines algum fossem supridas de aviação pressurizado. Dentro altitude, a cardeais de oxigênio no aviação é insuficiente. Se, por algo motivo, ocorre uma queda de pressão, 1 máscara garante ministérios suprimento essenciais de oxigênio (foto). São de contrário, os passageiros perderiam a cognato em poucos minutos.

Ver mais: Qual O Significado Do Nome Nathalia, Significado Do Nome Natália

Quem sabe excluir techbeemedia.com

O recorde formais de profundidade para naquela perigosa e desaconselhável trabalhar do mergulho sem papel é de 130 metros, obtido cabelo cubano francisco “Pipún” Ferras, ~ por largo do cabos San Lucas, México, no dia 10 de em março de 1996.