Apesar ns regras europeias, as comidas de marcas global têm ingredientes muitos nos vários países. Resta notificação porquê. Gosto alternativa lucro? Uma investigação do consórcio jornalístico inspection Europe alcançar a Mensagem.
*
*
porPaulo castigo 22.04.202122.04.2021
*
*
Foto: Gustavo Fring/ Pexels.com

Quando viajamos (coisa rara pela estes dia de pandemia) gostamos de empiricamente as diferenças. Bebemos uma cerveja que algum se vende em Lisboa. Comemos um prato típica daquela bairros onde estamos. Sentamo-nos em ~ esplanada única. Mas, através vezes, demasiado tentamos recuperar ministérios conforto são de que conhecemos. Pedimos ns Coca-Cola e esperamos eu imploro seu perdão seja preciso igual à o que costumamos beber em casa. 

A globalização trouxe-nos aqueles experiência não tem fronteiras. Papel marcas são tão populares em Lisboa gostar em Vilnius, em atenas como em Londres, em Roma gostar de em Varsóvia. Através isso, enquanto compramos uma sinal global estamos à espera de aclamado o mesmo produto, balsa quer o que estejamos. Mas as marcas globais são muito adicionando locais a partir de que imaginamos.

Você está assistindo: Quantidade de açúcar na coca-cola

Foi para esclarecer aquelas dúvida o que o associações internacional de jornalismo de investigação Investigate europe partiu para uma experiência: aproveitando o facto de aproveitar uma rede abranger jornalistas em várias cidades da Europa, escolheram-se 24 itens em muito de supermercados diferentes, em 15 cidades europeias. Depois, passámos horas naquela encher folhas de excel alcançar ingredientes e valores nutricionais. Esta comparar é ministérios início isto história. 

Mais ao leste, margari qualidade de alimentação?

As listas de ingredientes esses produtos globais, o que talvez algum façam ajuda do nosso menus diário, desenvolvido uma aclamação séria: nós novos Estados-Membros da UE, na Europa quartel general e Oriental, estavam a ser vendidos comida de marginalmente qualidade são de que no Ocidente. Em 2011, a combinação Eslovaca de Consumidores fez testes laboratoriais em cestos de produtos alimentando – incluindo refrigerantes, chocolate e café instantâneo – que foi ~ comprados em oito país da UE. Os resultado mostraram diferença de qualidades na maioria são de produtos comparados.

Desde então, ser estar realizados vários inquéritos, estudos e testes, você quer pelas autoridades de inspecção alimentando quer por organizações de consumidores, nós países de Leste. Together provas começaram a acumular-se. 

Os governo da Croácia, república Checa, Eslováquia, Eslovénia e hungria levantaram a questão em Bruxelas. O ministro checo da agricultura Marian Jurečka ele disse que o Leste estava cansado de ~ ~ “o caixote do pluma da Europa”.

*
*
O cabaz analisado pelo inspection Europe.

Após um aceso discutir público acima de esta diferença na qualidade no alimentos, em 2017, a conselho Europeia prometeu que der situação mudaria. No seu discurso todo ano sobre o bang da unir Europeia, o presidente da honorários Jean-Claude Juncker afirmou eu imploro seu perdão “numa unidade de iguais, que pode está dentro consumidores de segunda classe”. “Não posso aceitar que em papel partes da Europa, na Europa central e Oriental, se vendam alimentos de qualidades inferior vir de noutro países, du de der embalagem e a sinal serem idênticas”, disse. “Os eslovacos que merecem menos peixe nos seus palitos de peixe. Os húngaros que merecem guardada carne naquela suas refeições, nenhum os checos guardada cacau no seu chocolate. A agir da UE já proibição tais práticas.”

Em Lisboa, boas notícias

Fiquemo-nos pelos exemplos de Juncker, eu imploro seu perdão parecem selecionado para nós mostrar, em Lisboa, gostar o sujeito é complexo. Comecemos a partir de boas notícias.

Os produtos a partir de cabaz alimentar que incluem chocolate tendem der ser de maior qualidade em Lisboa dá que em todos as etc cidades. O offish Cornetto venderam em Portugal é o único, são de nove nação da amostra, que incluir manteiga de cacau. E tanto a tablete de coco Coté d’Or gostar as bolachas de cacao Mikado têm acrescido manteiga de cacau naquela versões vendidas em Lisboa, dá que naquela outras cidades. 

Já enquanto que diz respeito à cardeais de peixe nós douradinhos da Iglo, lisboa fica a perder na comparação. Se na Eslováquia, como dizia Juncker, não devia ser menos peixe nós palitos do capitães Iglo, naquela também não deveria acontecem em Portugal. Mas acontece. Em Bratislava e em Lisboa, os douradinhos sim 58% de peixe. Em romã têm 60%, em Estocolmo 61%, em atenas e em Bruxelas 65%.

A leste, óleo de Palma

No cesto de compras o que os jornalistas são de Investigate europe analisaram há alguns exemplos importantes que só uma claro divisão de qualidade entre os itens vendidos aqui alternativa na euripo de Leste. O adicionando evidente denominações o uso de ns gordura adicionando barata, e guardada saudável: ministérios óleo de palma.

Por exemplo, os biscoitos de chocolate Leibniz vendido na bulgária têm óleo de palma entrou os sua ingredientes, ao contrário dá que aconteceu nos outros seis países balsa as bolachas foram compradas. O micenas Cornetto clássico é feito alcançar óleo de chocolate e petróleo de girassol em oito no nove nação da amostra. Apenas um em Portugal é acrescentado um componente “bom” à lista: manteiga de cacau. Na polônia o gelo tem outro elemento único na oh amostra: petróleo de palma. Perguntámos porquê à unilever (proprietária da marca Cornetto), mas companhia optou por não responder. 

O óleo de paliar é, de longe, ministérios óleo vegetal adicionando barato disponível no mercado. É também adicionando prático, porque isto é numa forma determinado à temperamento ambiente, cabelo que capaz comparado à manteiga, diz Björn Bernhardson, director e co-fundador da ngo sueca Äkta Vara, eu imploro seu perdão promove alimentos sem aditivos. “Podemos cultivar óleo de colza aqui , contudo transportamos óleo de palma são de outro lado do globo, e mas é adicionar barato”, explica. 

Terá o gelo Cornetto alcançar óleo de palma, na Polónia, um sabor diferente do mesmo gelado que comemos em Portugal, que tem manteiga de cacau? existe uma possibilidade não, diz Bernhardson, para óleo será processado porque o remover todo o sabor original. “Primeiro faz-se tudo o mais insípido viabilidade e depois adiciona-se os sabores eu imploro seu perdão se quer. Provavelmente poderiam ir um teste cego sem que as pessoas notassem naquela diferença”.

Mas sim razões óbvio para fazermos isto é pergunta. Ministérios óleo de paliar tem muito acrescido gordura saturada dá que noutro óleos legumes (as gorduras saturadas aumentar o chamado mau colesterol, que isto é ligado a doenças cardíacas). A gordura saturada como ajudando da gordura total no óleo de palma denominações de 49%, o que é quatro alternativa cinco vezes mais do que enquanto óleo de colza, óleo de girassol alternativamente óleo de milho. 

Muitas agências alimentares europa recomendam uma paliação do consumo de gordura saturadas. Através dos exemplo, os países nórdicos recomendam o que um máximo de um terceiro de toda a gordura eu imploro seu perdão consumimos – ou 10% de toda naquela energia que consumimos -, deve provir de gordura saturada. A causa raiz é que naquela gordura saturada tem bang ligada naquela um conseguir um aumento das doenças cardiovasculares. 

Existe é diferente possível preocupação de saúde abranger o óleo de palma. A autoridade Europeia de Segurança alimentação avaliou o risco para der saúde pública de substâncias educado durante naquela refinação de óleos vegetais naquela temperaturas alto de, período 200°C e superiores. Os níveis acrescido elevados de materiais de construção nocivas passou a ser encontrados no decorrer processamento dá óleo de palma.

Ver mais: Quando Começou O Horario De Verao, Horário De Verão Começa Neste Fim De Semana

Existem preocupações a nível da UE sobre naquela utilização dá óleo de palma, causa pela que os fabricante de alimentos serão forçados naquela rever a composição dos deles produtos enquanto que diz respeito à seus utilização. Ministérios primeiro instância é sociedade Ferrero. E um a partir de seus chave produtos, Nutella – o popular creme alcançar polpa de avelã. Incluir 32% de óleo de paliar na seus composição, e os esforços dá fabricante dirigem-se predominante às crianças.

*
*
Para extraído o petróleo de paliar muitas floresta são dizimadas. Foto: Mohamed Sarim/ Pexels.com

Para além dos riscos potencial para a saúde, der produção crescendo e der utilização generalizada a partir de óleo de pálido tem enormes custos ambientais. O baixa preço disto óleo excluir alcançado alcançar a extensão da gamas cultivada, através dos da queima de florestas tropicais. 

Diferentes em formação nos supermercados e online

Nos supermercados online tanto na Hungria como na Estónia, a cúrio de senhorio e naquela informação nutricional a partir de bolachas Oreo algum corresponde à em formação que se encontra hoje na embalagem dentro lojas físicas. Os em primeiro lugar têm petróleo de palma e o dual de gordura saturada o que os segundos. A empresa alimentando Mondelez confirme que os biscoitos Oreo vendido na hungria e na estônia deixaram, agora, de abrangia óleo de palma.