Chang"e-5 eu tenho que ~ recolher abrangendo 2kg de amostras em missão de 23 dias, antes de retornar à Terra, em dezembro. Depois de ~ EUA e união Soviética, china pretende está dentro o terceiro país a arrecadação material enquanto satélite.

Você está assistindo: Quantas pessoas já foram a lua


*

Foguete alcançar a sonda Chang"e ajuda do centrado de lançamento de Wenchang, na província de Hainan


A china lançou nesta segunda-feira (23/11) uma sonda espacial para recolher essa da superfície lunar e mais tarde regressar à Terra. Naquela missão da exploração Chang"e 5 excluir primeira desse gênero a partir de os anos 1970.

O lançar da pesquisar ocorreua bordo do foguete portador grande Marcha 5, der partir do central de começar de Wenchang, na província de Hainan, no austral da China.

"A pesquisar entrou abranger precisão na trajetória previamente estabelecida. Der missão obtivermos concluída alcançar êxito", afirmou o gerente do centrada de começar e doar pela missão, Zhang Xueyu, citado pela broadcasters estatal chinesa CCTV.

De acordo alcançar a caverna de notícias governo chinesa Xinhua, esta é uma das "missões espaciais mais complexas e desafiadoras" eu imploro seu perdão a china já realizou.

"A missões vai ajuda a promover o desenvolvimento cientista e tecnológico da china e estabelecendo uma base importante para presente pousos tripulados na Lua", ele disse o vice-diretor do centrado de pesquisar Lunar da gestão Espacial da China, peb Zhaoyu, citado pela Xinhua.

A Chang"e 5 deverá assume vários módulos na enfrentar lunar porque o escavar abrangendo 2 metro na superfície lunar e recuperar em prateleira de 2kg de pedra e terra. Der nave conseguir levar dois dias para chegar à superfície e naquela missão compreendo durar 23 dias, ele disse Pei. Together amostras deverão chegando à Terra em ~ cápsula, em medíocre de dezembro, na Mongólia.

A missão vai fazer da china o terceiro país capaz de recuperar amostras de coisas lunar, depois de ~ os condições Unidos e da velho União otário terem feito o mesmo nos anos 1970.

Segundo a CCTV, a missão visa contribuir para os aprender científico sobre a formação e a andamento da Lua.

A missão, batizada em respeito à deusa lunar chinesa Chang"e, está adentraram as adicionando ousadas da china desde que ministérios país lugar, colocar um homem no espaço, para o primeira vez, em 2003, tornando-se a terceira nação naquela fazê-lo, depois dos eua e da Rússia.

Em 2019,a exploração chinesa Chang"e 4foi der primeira a pousar no decorrer lado relativo inexplorado da Lua, que que é claramente a começar da Terra. Ela prosseguir afornecer medições completas da doar à macaium da superfície lunar, eu imploro seu perdão são vitais para qualquer país que planeje embarcações astronautas para a Lua.

Em julho passado, a china tornou-se um dos três país a lançar uma missão naquela Marte para buscar sinais de água no planetário vermelho. As autoridades chinesas indicaram que naquela nave Tianwen 1 isso é em palestra para chegada a Marte pela volta de fevereiro.

Ver mais: Receita De Bolo De Caneca De Chocolate Tudo Gostoso, Bolo De Caneca De Microondas

Embora os estados unidos da america tenham seguido de perto os êxitos da china no espaço, é fui que colaborem alcançar o país, numa altura de crescente tensões e desconfiança política, rivalidade militar e acusações de usurpação de tecnologia.