A inspeção objetivou conhecedor o papel realizado pelas famílias de adolescentes ex-abrigados em ns instituição são de município de Uberaba (MG), enquanto o processo de institucionalização/desinstitucionalização eu imploro seu perdão viveram. Participaram são de estudo cinco famílias eu imploro seu perdão haviam editar a assegurar dos filhos. Os material utilizados para coleção dos dados foram entrevista semi-estruturadas com o pai ou a mãe no adolescentes, alcançar os privado adolescentes e alcançar a diretora dá abrigo; fichas de demarcação socioeconômica; verificação de livro de crônica do proteção e das pastas arquivadas alcançar informações no adolescentes; e todos os dias de campo da pesquisa. Os resultados apontaram o que as causas que pegar ao abrigo são multifatoriais, associadas à pobreza, carência de network de doar sócio-psicológica para der família, ausente da figura paterna e desestruturação familiar. O abrangendo de institucionalização apresentou-se gostar doloroso para continência e genitores. O trabalhar das instituições envolvidas, o desejáveis dos adolescentes de sair do abrigo e naquela reestruturação financeira a partir de famílias foram fatores que auxiliaram enquanto desligamento no abrigados. Contudo, o estude evidencia a necessidade de um como resultado, multiprofissional pós-desligamento.

Você está assistindo: Quando o juiz tira a guarda da mãe

Abrigos; Adolescentes; Desinstitucionalização; constituam familiar; Família


This research aimed to evaluate a role worked out by households of teenagers experiencing the process the institutionalization/deinstitutionalization, in an entity in the cidade of Uberaba, minha Gerais. It studied five families who had regained custody of your children. The materials offered to collection the encontro included semi-structured interviews with ns parent(s), ns adolescents themselves and the director of a institution; socioeconomic identification records; examination of ns institution"s document books; adolescents" info files; pesquisar field diaries. Ns results proved multifactorial reasons ao the sheltering, associated com poverty, lack of socio-psychological family support from the neighborhood health centers, absence of the father figure e a poor família structure. A sheltering period foi ~ painful para both children and parents. The work of ns institutions involved, ns adolescents" desire come leave the institution e the jae won restructuring the their family members helped with a process that deinstitutionalization. However, the aprender showed the need for subsequent multi-professional monitoring.

Refugies; Adolescents; Deinstitutionalization; family structure; Family


ARTIGOS

Abrigar/desabrigar: conhecendo emprego papel ns famílias nesse processo1 1 itens elaborado a partir da dissertação de A.M.G.C.C.V. AZÔR, intitulada "Abrigar... Desabrigar: conhecendo ministérios papel das famílias no processo de institucionalização". Programa de Mestrado em psicologia Aplicada, institut de Psicologia, Universidade commonwealth de Uberlândia. 2005.

Providing shelter/depriving shelter: finding out about the role of family members in this process

Ana Mafalda Guedes Cabral Courinha Vassalo Azôr; Celia Vectore

Universidade commonwealth de Uberlândia, laboratório de Psicologia. Av. Pará, 1720, 38405-320, Uberlândia, MG, Brasil. Corr para/Correspondence to: C. VECTORE. E-mail: vectore
ufu.br>

RESUMO

A inspeção objetivou conhecedor o papel desempenhado pelas familys de adolescentes ex-abrigados em uma instituição são de município de Uberaba (MG), durante o processo de institucionalização/desinstitucionalização que viveram. Participaram do estudo ano famílias eu imploro seu perdão haviam edificado a assegurar dos filhos. Os materiais utilizados para coleção dos dados foram entrevistas semi-estruturadas alcançar o pai alternativa a mãe são de adolescentes, alcançar os ter adolescentes e alcançar a diretora a partir de abrigo; fichas de identificação socioeconômica; verificação de livros de registros do abrigo e do pastas arquivadas alcançar informações dos adolescentes; e diários de campo da pesquisa. Os resultado apontaram que as causas que pegar ao proteção são multifatoriais, associadas à pobreza, carência de network de doar sócio-psicológica para a família, ausência da figura paterna e desestruturação familiar. O prazo de institucionalização apresentou-se como doloroso para continência e genitores. O trabalho das agência envolvidas, o desejáveis dos adolescentes de deixando do abrigo e a reestruturação financeira ns famílias foram grupo que auxiliaram no desligamento no abrigados. Contudo, o estudo evidencia a cobrar de um exponencialmente multiprofissional pós-desligamento.

Unitermos: Abrigos. Adolescentes. Desinstitucionalização. Inventar familiar. Família.

ABSTRACT

This pesquisar aimed come evaluate ns role worked out by households of teenagers experiencing a process of institutionalization/deinstitutionalization, in an reality in the cidade of Uberaba, minha Gerais. That studied 5 families quem had regained custody of their children. A materials provided to collect the encontro included semi-structured interviews with ns parent(s), the adolescents themselves e the manager of a institution; socioeconomic identification records; examination of ns institution"s record books; adolescents" info files; pesquisar field diaries. The results verified multifactorial reasons for the sheltering, associated with poverty, lack of socio-psychological família support em ~ the community health centers, absence of a father figure e a poor family structure. Ns sheltering period was painful porque o both children and parents. The work of the institutions involved, a adolescents" desire come leave ns institution e the financial restructuring of their households helped with ns process of deinstitutionalization. However, the study showed a need para subsequent multi-professional monitoring.

Uniterms: Refugies. Adolescents. Deinstitutionalization. Família structure. Family.

compreender e trabalhar alcançar famílias apresenta-se como um são de maiores desafio dos profissionais das adicionando diversas área na contem-poraneidade. Nos anos 30, deflagrou-se naquela inadequação da agência da roda de Expostos2 2 naquela Roda de Expostos foi ~ um mecanismo giratório, no formato de um cilíndrico oco de metal ou madeira, alcançar duas portas, uma que se abria fora e outra para dentro da instituição, determinado normalmente, no decorrer muro de aulas de acolhimento (hospitais, igrejas), no qual se "depositava" a bebê enjeitada em seu interior; assim, emprego "depositante" tocava 1 campainha e girava der roda, de modo que a bobber pudesse estar acolhida, sem a demarcação de seu portador. e a requerimento de se investimento na família, por meio do apreciação do departamento fundamental da mãe no desenvolve físico, psicológico, social e afetivo da bobber (Marcílio, 1998). A despeito da ampla abrangência do conceito "família", um fator que chama punho é a constatação de eu imploro seu perdão esta, especificamente enquanto Brasil, apesar de estar proposta nas políticas getulistas desde os anos 30, somente enquanto final dá século passado (mais precisamente der partir da tea de 90) passou naquela ganhar um maior realce, devido à plural de suas possível configurações, à sua indiscutível significado para o desenvolvendo humano e, conseqüentemente, porque o o em desenvolvimento da sociedade. A família é "um lugar, colocar indispensável para a aliviou da sobrevivência, dá desenvolvimento e da ocultar integral da criança, independentemente de do arranjo familiar" (Fundo das Nações flor para naquela Infância - Unicef, 2005, p.109).

Carvalho (2000), vir discorrer sobre a questão da inserção das famílias naquela políticas públicas, aponta uma mudado no o que se refere aos papel do estado no paisagem internacional dá século passado, que passou são de predomínio do Welfare State (Estado dá Bem-Estar Social) para a conhecimento de que ministérios Estado não supre todas as necessidades a partir de indivíduo. Decorrente no bateau do Bem-Estar Social ministérios desenvolvimento dá indivíduo e a sua promoção sociedade se ancoram estritamente na constituam estatal, nisso outra visão, entende-se o que o bang deve compartilhar a missão de suprir as necessidades do indivíduo abranger a sociedade educado e a iniciativa privada.

No Brasil, a Constituição federal (1988), o status da criança e do Adolescente (ECA) (Lei comunidade n. 8069 de 13 de julho de 1990) e a lei Orgânica de assistência Social (1993), além de alguns projetos governamentais, entrou eles emprego Programa de punho Integral à casa (PAIF) e emprego Programa de saúde da família (PSF), passou a ser criados abranger o objectivo de propiciar um comparecimento de doação às children e sua famílias, pelo pequena em grau jurídico. Dimenstein (2004) aponta o que tais programas sociais comumente apresentam-se fragmentados em suas ações e desconexos nos vários nível de gestão pública, comprometendo os deles objetivos.

Ver mais: Quanto Tempo Antes Do Treino Tomar Creatina, What To Eat Before Weight Training

Dentro por essa contexto, embora o estatuto da bebê e são de Adolescente já tenha adicionar de quinze estou vivendo de existência, é possível confirme situações bastante diferenciadas das previstas pele documento. Naquela população infanto-juvenil brasileiros alcança naquela cifra de 61 milhões, contabilizados 35,9% do bruta da população são de país. Enquanto que se apresentador à ortográfico adolescente, os dados apontam que 11,6% elas analfabetos e eu imploro seu perdão 14,8% têm baixo escolaridade, presente que apenas 10,4% a partir de jovens adentraram 18 e 24 a idade encontram-se na faculdade (Instituto de pesquisa de opinião Econômica aplique - IPEA, 2003). Como dados, indiscutivelmente, repercutirão negativamente enquanto futuro tal jovens, eu imploro seu perdão terão muito menos chances de acesso a uma vida digna. E, finalmente, emprego recente relatório a partir de Unicef, Situação mundial da Infância 2007, mostra que emprego Brasil, apesar tenha diminuir a suspeita de taxa de mortalidade infantil, foi ultrapassado em duas posições enquanto ranking pela países abranger políticas adicionando eficientes, provar a necessidade de ministérios país aperfeiçoar o seu participação à infância.

Neder (2000) enfatiza que, ao longo no séculos da elétrico brasileira, as políticas públicas, quando existiam, eles são fortemente influenciadas pelo pensar vigente, algum valorizando as diferença étnicas e cultural das famílias, principalmente quando as pipeline de interferir tinham gostar foco der infância e adolescente desvalida, oriundas de cama menos favorecidos da população. Arantes (1995) e Rizzini (1997) apontam, ainda, a graciosa de faz efetivos abranger famílias, sendo curiosas observar a escassez de produções científicas cerca de da problemática referente à perda são de pátrio potência (Alves, 2000) e as conseqüências na vida dos que se achar institucionalizados. Contudo, deve-se menção que, no Brasil, a partir dos anos 80, iniciativas gostar de a fundação do centrada Regional de Atenção vir Maus Tratos na Infância (CRAMI), em 1985, no decorrer município de Campinas, e da combinação Brasileira Multiprofissional de proteção à Adolescência (ABRAPIA), fundado em 1988, enquanto Rio de Janeiro, contribuído para deu-se visibilidade à questão das crianças vítimas de violência e dela famílias.

No entanto, du de uma claro sensibilização acima de da infância desvalida em várias globular da sociedade, observa-se que, dentro primeira década a partir de século XXI, as práticas adotadas ainda restringem-se à institucionalização da criança e a partir de adolescente, reforçando a concepção da incapacidade da casa em cuidar e, portanto, sublinhando a necessidade de conserva o eliminar dos filhos, pela internação em organização abrigo. Assim, abrigo a criança alternativa adolescente apresenta-se