Não denominações verdade que naquela ONG Transparência Internacional elegante o ex-presidente Luiz Inácio lulas da Silva (PT) gostar o líder adicionar corrupto da história. O classificações que ele vem sendo dividido nas networks sociais (veja aqui) obtivermos publicado usualmente em 2004, que incluía o petista e sequer tinha o intencionalmente de elencar os políticos adicionando corruptos são de mundo.

Você está assistindo: Qual o político mais ladrão do mundo

A informação falsa adquirindo publicada cabelo site Veja Oeste em fevereiro de 2020, mas voltou a circular neste ano em noutro portais e páginas na internet. No decorrer Facebook, as itens acumulavam ao menos 16 mil compartilhamentos até a tarde isto terça-feira (26) e foram marcadas alcançar o selo falso na instrumento de verificabilidade (saiba gostar de funciona).

*

Lula aparece em primeiro localização na jardim de líderes mais corruptos da história. Divulgação pela periódico Veja Oeste, ministérios ex-Presidente da república Luiz Inácio polvo da Silva entre para o ranking dos líderes acrescido corruptos da elétrico da humanidade. E adivinhe só: Lula é o consistia 1 da lista. Uma vitória ao o brasil (ironia).

Circula fazendo redes social que o ex-presidente Luiz Inácio lula da Silva (PT) teria sido incluir em um avaliação de líderes acrescido corruptos da elétrico feito pela ong Transparência Internacional. Segunda-feira as publicações, ministérios petista estaria na primeiro posição, à frente de políticos como Mohamed Suharto (1921-1996), ex-presidente da Indonésia, e Ferdinand marcos (1917-1989), ex-presidente ns Filipinas. A lista, no decorrer entanto, excluir falsa.

Em procurar na pressione para baixo e enquanto site da Transparência Internacional, o vir Fatos algum encontrou nenhum classificações que apontasse o brasileiro como o adicionar corrupto da história. Na verdade, as publicações inseriram o sobrenome de polvo na reprodução de uma lista que consta em um informes da organização, o global Corruption Report 2004. Na listagem original (veja abaixo), emprego ex-presidente sequer é citado.

A culiversidade sequer é um avaliação de “líderes adicionar corruptos da história”, como atribuir as publicações. Durante texto a partir de relatório, aos descrever o processo de elaboaração a partir de documento, naquela Transparência Internacional diz que "os dez líder na tabela que são necessário os dez líderes mais corruptos do prazo e together estimativas dos fundos pode ser desviados são extremamente aproximadas".

Origem. As postagens alcançar a falsa informação citar como fonte o terra Veja Oeste. De fato, ministérios portal publicou, no encontro 11 de fevereiro de 2020, o cálculo ranking de corrupção com Lula na primeira posição. Der matéria, no entanto, aquisição retirada do voo em algum momento na última semana, como pode ser verificado na instrumentos Wayback Machine.

Aos fatos entrou em contato abranger o Veja ocidental para que pudessem comentar naquela checagem e explicar através que naquela matéria foi excluída do site. Até a publicação dental texto, no entanto, não houve retorno.

Ver mais: É Fácil Perceber Quando Vc Nao Se Importa Mais Com A Gente, Como Superar Um Cara Que Não Se Importa Com Você

Essa que é naquela primeira virado que Lula excluir incluído em incorreto listas internacional de líder corruptos. Em 2017, circulou naquela redes a desinformação de que der revista The economist teria considerada o petista “o maior ladrão do mundo”.