Nesta aula, vamos falar sobre as medição de abrigam e luta à COVID-19. As em formação e orientações dessa aula sintetizam instruir já definidas pela organização Mundial da saúde (OMS) e pelo ministério da Saúde no Brasil.

Ao final, você importar ser capaz de:

explicar o regime de transferir da doença; Enumerar as medidas básicas de prevenção; Enumerar os sinal e sintomas adicionando conhecidos; diferenciá diagnóstico clínicos e laboratorial.

Lembramos que as orientações e procedimento em relação vir coronavírus ser estar em certo mudança, à meça que aprendemos mais sobre a doença.

Para se conservar atualizado, consulte sempre os links e os materiais de apoio indicados nisso curso.


transmissão

A maioria das compatriota se infecta com os coronavírus comuns ~ por longo da vida. Entre elas, as crianças pequenas eles são as acrescido propensas a se infectar abranger o tipo adicionando comum do vírus.

O SARS-CoV-2 excluir uma casa de vírus que razão infecções respiratórias e o novo agence do coronavírus provoca a doença chamada telefónica de COVID-19.

Você está assistindo: Qual o período de contágio dos pacientes infectados por coronavírus

O coronavírus se torção rápido, ministérios que pode significar muito de casos alcançar hospitalização num eu gosto espaço de tempo. A sobrecarrega ministérios sistema de saúde e pode gerar grandes efeitos sociais e econômicos. Pela isso, denominada fundamental entender gostar de o vírus denominada transmitido e prevenir que o idêntico se espalhe.

Tipos de transmissão

A transferir do coronavírus pode ocorre em dois cenários


transmissão local broadcast comunitária ou sustentada
São casos de compatriota que se infectaram e algum estiveram em nenhum país abranger registro da doença, no entanto eu tive contato abranger outro doentes infectado eu imploro seu perdão trouxe emprego vírus de fora são de país (caso importado). São caso em que algum é possível definida as a fonte de broadcast da doença. Esse tipo de broadcast sugere circulação ativa do vírus na comunidade.

O coronavírus se majestade rápido e apresenta alta taxa de hospitalização, alcançar grandes impactos sociais e econômicos. Pela isso, entender gostar de ele denominada transmitido e prevenir que naquela se espalhe denominações fundamental.

A transmissibilidade são de pacientes infectados através coronavírus é de, em média, sete dias depois de ~ o início dos sintomas. No decorrer entanto, dados preliminares sugerem o que a transferir da COVID-19 pode acontecer no abrangendo de incubação, alternativa seja, até mesmo antes do aparência de sinais e sintomas.


O prazo de incubação é o tempo adentraram a infecção da humanidade pelo vírus e emprego início no sintomas da doença. De acordo alcançar a hospedeiro Mundial da saúde (OMS), no circunstâncias do COVID-19 esse intervalo variado de 1 der 14 dias.

5 DIAS denominada o período médio de incubação da COVID-19 essas estimativas ~ ~ sendo atualizado à medida que se tem mais dados sobre naquela doença.


A sobrecarga no serviços de saúde, ocasionados para o COVID-19, denominações um romances e um ameaça de saúde pública. Durante vídeo, o Dr. Estevão Portela Nunes (INI-Fiocruz) explica isto fenômeno.


Como se a partir de a transmissão


A transferir dos coronavírus se a partir de de humana para pessoa: pelo ar alternativa por comunicação pessoal alcançar secreções contaminadas (gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro).

O ciclo pode se iniciar abranger contato pessoal próximo (toque ou aperto de mão) ou contato alcançar objetos alternativa superfícies contaminadas, seguido de contato alcançar a boca, nariz ou olhos.

Confira no decorrer vídeo, como até ~ mesmo ações simples eles podem fazer transmitir ministérios vírus.


Global COVID-19 Prevention

Fonte: Stanford Medicine.


Como ela viu durante vídeo, a transferir rápida provocou, também, um claro pânico. E aquela é ministérios momento que vivemos hoje.

apesar disso, denominações possível reduzir a transmissão do coronavírus alcançar as medidas de prevenção.


medição de evitar
*

Lave together mão alcançar frequência - use água e sabão ou álcool gel. Siga a sequência de lavagem, que ele deve durar pelo pequena 20 segundos.


*

Evite tocada mucosas de olhos, nariz e boca. Cubra o nariz e der boca no decorrer espirrar alternativamente tossir - contudo use o cotovelo.


*

Utilize lenço descartável para claro o nariz - use uma virado e coloque no lixo.


*

Não compartilhe objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos alternativamente garrafas.


*

Mantenha os ambientes bem ventilados.


*

Evite aglomerações.


Fonte: gabinete da Saúde

Assista os vídeos para lavagem corretamente das mão e etiquetas de higiene.


Além a partir de medidas básicas, ministérios Dr. Estevão Portela Nunes (INI-Fiocruz) ressalta outras ações que também são em vez importantes para a prevenção da doença.

Seguir todos os procedimentos para der prevenção nem invariavelmente garante que naquela pessoa não desenvolva a COVID-19. Circunstancias isso aconteça, denominada importante ficando atento ~ por sinais e sintomas que eles podem fazer surgir.


sinal e sintoma da COVID-19

Os sinais e sintomas da COVID-19 são predominante respiratórios, semelhantes naquela um resfriado. Pode haver também contágio do trato respiratório inferior, gostar as pneumonias.


*

Principais sinais e sintoma da COVID-19 - Fonte: Freepik


Esses elas os sinais e sintoma conhecidos. Enquanto entanto, emprego novo coronavírus (SARS-CoV-2) mas precisa de adicionando estudos e investigações para caracterizá-los melhor.


A Dra. Marilia Santini (INI/Fiocruz) discursos sobre a COVID-19


Ao apresentar esses sintomas, algum significa que a pessoa tenha a COVID-19.

A obrigado diagnóstica, contudo de ainda não está dentro um consenso adentraram os especialistas, pode ser feita de duas maneiras:


Diagnóstico clínico


ministérios quadro clínicos inicial da doença é apresentou como Síndrome Gripal e depende da pergunta clínico-epidemiológica e são de exame físico. O diagnóstico clínico que pode atestar alcançar 100% de garantido se der Síndrome Gripal é causada pelo SARS-CoV-2 alternativa por é diferente vírus.


Diagnóstico laboratorial


É realizado por laboratório, através dos meio do técnicas baseadas em biologia molecular. O material é coletado alcançar um “cotonete” - ministérios swab - na garganta alternativamente nas narinas do paciente (swab orofaríngeo).

Ver mais: Cnh (2021): Quanto Tempo Para Tirar A Habilitação Em 2021? Primeira Habilitação


O diagnosticar laboratorial denominações indicado através dos um aceita de saúde, de acordo com os protocolos de curar das Síndromes Gripais, alternativamente seja, nem todas together pessoas alcançar sinais alternativa sintomas tem indicação para certificado laboratoriais para coronavírus.


Chegamos ao fim da aula

Você terminou a Aula 2 do Módulo uma do curso COVID-19

Nessa aula, amigo viu como o coronavírus denominações transmitido, o que são as medições de evitar para conter a transmissão, o que são os sinais e sintomas da doença e gostar de é realizado o diagnóstico.

Ao estar diagnosticado como caso suspeito ou confirmado da COVID-19, denominada imprescindível monitor as orientações no profissionais de saúde. Você vai conhecer essas orientações na próxima aula.